Maluf deixou SP
/
Reprodução - TV
O deputado Paulo Maluf (PP-SP) chegou na tarde desta sexta-feira (22) a Brasília para cumprir pena complexo penitenciário da Papuda.
Ele desembarcou no aeroporto da capital por volta das 16h10, e a previsão era de ele ser levado ao Instituto Médico Legal (IML) antes de ir para a Papuda.
Maluf foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 7 anos e 9 meses de prisão por lavagem de dinheiro.
O deputado decolou de São Paulo em direção a Brasília no início da tarde, em um avião da Polícia Federal (PF). Ele se entregou à PF na quarta-feira (20), um dia após o ministro Edson Fachin, do STF, determinar o "imediato início" do cumprimento da pena.
Nesta quinta (21), a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, rejeitou recurso da defesa para suspender a prisão do deputado.
A diretoria-geral da Câmara dos Deputados determinou a suspensão do pagamento dos salários e benefícios ao deputado.
Maluf vai cumprir pena em uma cela de 30 m² com capacidade para abrigar até dez pessoas. O local conta com camas do tipo beliche, chuveiro e vaso sanitário.
O parlamentar vai ficar na Ala B do bloco 5 do Centro de Detenção Provisória (CDP), onde também está o ex-senador Luiz Estevão.
Esta ala reúne detentos que precisam ficar em locais específicos, como ex-policiais, idosos, políticos e quem tem ensino superior completo. Assim como outros detentos, Maluf terá direito a quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, jantar e lanche noturno) e duas horas de banho de sol.
Deputado afirma que disputará pelo grupo a federal ou estadual; diz que não há condições do presidente falar que não é para comprar ovo; e afirma que Bacellar preside a Alerj e governa o Estado ao mesmo tempo
Prevista para acontecer na próxima quinta, inauguração precisou ser adiada em função de compromissos inadiáveis do presidente Lula e do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, que eram esperados na cerimônia