Maio amarelo para conscientizar trânsito
25/05/2017 14:21 - Atualizado em 26/05/2017 13:44
Campanha Maio Amarelo
Campanha Maio Amarelo/
Quatro mil trezentos e dez: este é o número de acidentes de trânsito registrados em Campos no ano de 2016. Para evitar novos casos, a cidade de Campos participa do “Maio Amarelo”, uma campanha mundial de luta pela conscientização e humanização no trânsito. Na manhã desta quinta-feira (25), uma equipe do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT) atuou no cruzamento da avenida Pelinca com a rua Conselheiro José Fernandes, com faixa, adesivos e panfletos, para orientar e esclarecer motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
O número de acidentes foi informado pelo presidente do IMTT, Renato Siqueira. Ele relatou que os casos envolvem carros, motos e atropelamentos. “Este número é 30% superior à média mundial, que já é grave. Destes acidentes, aproximadamente 54% estão relacionados às motocicletas, nas quais muitas vezes, os condutores não utilizam equipamentos de segurança, como o capacete e, trafegam em alta velocidade, não respeitando regras básicas de segurança”, pontuou.
Integrante do grupo de educação no trânsito do IMTT, Edmilson Nogueira, que atua na iniciativa, contou que a ideia é conscientizar as pessoas sobre o número de acidentes no Brasil e no mundo. No ranking mundial, o país ocupa a nona posição. “Então, estamos fazendo essa campanha para mostrar à população que todos nós fazemos parte do trânsito e que nossa escolha faz diferença. A escolha de fazer o certo ou o errado”, ressaltou.
Ele explicou que maio foi escolhido pela ONU como o mês da conscientização. Os agentes do IMTT têm feito a campanha em diversas ruas de Campos. “Estamos criando uma malha em toda a cidade para atender a maior parte dos usuários, principalmente nos locais com maior índice”, contou.
Entre os principais objetivos da campanha “Maio Amarelo”, estão a importância da sinalização viária, do uso dos equipamentos de segurança e o respeito aos limites de velocidade. Segundo Renato Siqueira, todos os usuários do sistema de trânsito devem estar atentos à legislação para que haja redução dos índices de acidente no município.
— É importante que as pessoas contribuam para tirar o Brasil do nono lugar do ranking de acidentes no mundo. Há registros da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que 90% destes acidentes ocorrem nos países em desenvolvimento. Ao todo, 178 países foram pesquisados. A previsão de vitimados de acidentes para 2020, no mundo, é de dois milhões de pessoas, se a proporção de acidentes continuar. Isso representa quatro vezes a população atual de Campos sendo vítima de acidentes. Dados de 2009 da OMS apresentaram 50 milhões de pessoas no mundo com sequelas de acidentes — destacou Siqueira.
A iniciativa conta com participação da Guarda Civil Municipal, Sest/Senat, Corpo de Bombeiros e Guarda Mirim, programa desenvolvido pela Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ). (P.V.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BLOGS - MAIS LIDAS

Mais lidas
Loja Top 20 é inaugurada no Centro de Campos

Uma grande fila de consumidores foi registrada no entorno do novo comércio

Senai Campos oferece 500 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional

As vagas são para 12 modalidades de cursos como almoxarife, assistente de marketing digital, assistente de operações em logística, eletricista industrial, entre outros

Forte temporal atinge Campos e outros municípios da região

Em Macaé e Santo Antônio de Pádua, atrações das exposições agropecuárias previstas para esta sexta foram canceladas

Grave acidente deixa dois homens e mulher mortos em Sapucaia

Segundo a perícia, o veículo bateu no barranco, capotou e caiu no valão nesse sábado (26); duas vítimas já foram identificadas, enquanto a terceira, que seria o motorista, continua sem identificação

Identificado o pescador que foi encontrado morto no Rio Ururaí

Júlio César Carvalho, de 56 anos, tinha desaparecido no rio; barco foi visto abandonado por moradores