Campos começa vacinar pessoas em situação de rua contra Covid-19
24/05/2021 17:48 - Atualizado em 24/05/2021 19:12
Nesta terça-feira (25), a Prefeitura de Campos, através da secretaria de Saúde, vai iniciar a vacinação contra a Covid-19 de pessoas em situação de rua, acolhidas em abrigos mantidos pelo poder público. A ação começará pelo Abrigo Manoel Cartucho, no Centro, a partir das 10h. Na quarta-feira (26) será a vez do Abrigo Francisco de Assis e da Casa de Passagem.
A estratégia para a imunização desse grupo considerado prioritário foi traçada durante reunião nesta segunda-feira (24), na secretaria de Saúde, entre o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, e a coordenadora do Programa “Consultório na Rua”, Jacinta de Aguiar Medeiros.
Jacinta acredita que somente no Manoel Cartucho existam 50 abrigados em situação de rua. Segundo ela, após atender às instituições de acolhimento, a vacinação ocorrerá no Centro Pop, a partir da próxima semana.
“É através do Centro Pop que esses indivíduos chegam aos abrigos. Além disso, há uma grande concentração de pessoas no local no horário do almoço. Muitos também vão à unidade apenas para tomar um banho”, explicou ela, destacando que a equipe de profissionais do Centro Pop faz abordagens diárias a essas pessoas, indo a pontos específicos, como a Praça São Salvador, Rodoviária Roberto Silveira, Jardim São Benedito, entre outros.
Segundo Jacinta, haverá vacinação também nos pontos específicos, mas apenas as pessoas atendidas por algum serviço de saúde oferecido pela prefeitura receberão o imunizante.
O último levantamento feito pela Secretaria de Desenvolvimento Humano, em maio de 2019, apontou que havia no município 131 pessoas em situação de rua, mas a coordenadora acredita que esse número aumentou, devido à pandemia e à crise econômica. “Acho que hoje deve girar em torno de 150 a 200 pessoas”, revelou Jacinta.
De acordo com o secretário, Rodrigo Carvalho, é uma conquista a garantia pelo direito de a população em situação de rua estar sendo imunizada contra a Covid-19. “Uma população que na maioria das vezes é considerada invisível está tendo prioridade a partir do plano de imunização. Precisamos continuar garantindo o direito da população em situação de rua. A equipe do Centro Pop estará conversando com os usuários e conscientizando os mesmos da importância de se vacinar”, destaca Rodrigo Carvalho.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Homem morre em grave acidente entre carro e caminhão na BR 101, em Campos

    Colisão foi registrada na noite dessa quinta-feira (10); outro acidente foi registrado, desta vez na Baixada Campista, e deixou um idoso de 72 anos gravemente ferido

    Luto no samba com falecimento de Dadá do Parque Aurora

    Joceli da Silva Martins foi uma das figuras do Folclore e do Carnaval campista, atuando como presidente do Boi Nova Aurora

    Ex-vereadora Cecília Ribeiro tem casa invadida e roubada em Campos supreme

    Foram levados R$ 67.500 em dinheiro, jóias e celulares; durante a ação, Cecília estava na residência com outras mulheres

    Felipe Melo visita CT e confirma projeto de reestruturação no Americano

    Representante do grupo Boston City, Renato Valentim também esteve presente

    Chuva forte atinge vários pontos de Campos na tarde desta quinta-feira

    INMET emitiu um alerta amarelo de perigo em potencial para fortes chuvas em todo o estado do Rio de Janeiro