Tiradentes perde cabeça no Centro
O descaso com o patrimônio histórico de Campos em mais um triste episódio, em Campos. Em um ato de vandalismo, a estátua de Tiradentes, na praça Batalhão Tiradentes, no Centro, ficou sem a cabeça. O crime aconteceu na madrugada do dia 5 de agosto, durante as festividades do Santíssimo Salvador.
Na ocasião, um funcionário de um estacionamento na rua Carlos Lacerda, contou que o ataque aconteceu após as 3h, já que o estabelecimento funcionou até esse horário.Um frequentador da praça chegou a denunciar o abandono e a falta de segurança na área do Centro, agravados pela interdição da rua Carlos Lacerda, devido ao risco de desabamento da estrutura que restou do prédio do antigo Hotel Flávio. “Coitado, tiraram a cabeça do Tiradentes. O vandalismo aqui é solto, aqui não temos segurança nenhuma”, disse.A estátua fica na praça em frente a outro patrimônio histórico que está prestes a se perder: o prédio do antigo Hotel Flávio, que foi destruído por um incêndio em novembro de 2022.
A historiadora e diretora do Arquivo Público Municipal de Campos, Rafaela Machado, fez um alerta: “Há muito tempo estamos perdendo o corredor cultural”.
A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas, se manifestou na ocasião. “Realmente , temos muito o que trabalhar. Ao longo do tempo nosso patrimônio foi abandonado, por muitos gestores e proprietários dos mesmos”.
O ano chegou ao fim e nenhuma informação sobre a restauração da estátua.