Castro declara que apoiará em Campos quem Rodrigo Bacellar apoiar
A agenda do governador Cláudio Castro (PL) e do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar, no Norte e Noroeste Fluminense, nessa quinta e sexta-feira, mostrou diferentes climas políticos, principalmente em Campos e São João da Barra. Sem a presença do prefeito Wladimir Garotinho (PP), por falta de convite, Castro e sua comitiva visitou obras na Baixada Campista e a Ponte da Integração, onde o governador afirmou que apoiará para prefeito de Campos quem Bacellar apoiar. Já em SJB, onde foi inaugurada a obra da Avenida Genecy Mendonça, as diferenças políticas foram deixadas de lado.
Na quinta-feira, Castro chegou a dizer que “a gente caminha com quem caminhou conosco”. Já na sexta, após o lançamento das obras de acesso à Ponte da Integração, ao ser indagado sobre seu apoio em Campos, ele foi direto: “O governador apoiará quem Rodrigo Bacellar apoiar”.
A ausência de Wladimir também foi mencionada. “Eu sempre digo e repito: não faço acepção nem de partido, nem de bandeira política. A gente governa para a população, com parceria com as prefeituras, o que é muito maior do que se o prefeito e eu estaremos no mesmo palanque de qualquer região. E a certeza é que os investimentos não param por causa de nenhum prefeito”, disse Castro.
Segundo fontes ligadas ao prefeito, Wladimir não teria comparecido às agendas do governador pois não teria sido convidado com antecedência e que o convite teria chegado de última hora, após questionamentos internos.
Já Rodrigo Bacellar foi mais enfático ao falar sobre a ausência de Wladimir. “Falo aqui com muito respeito ao prefeito da cidade. Não tem agenda do Bacellar, tem agenda do governador. Quem tem a caneta e o orçamento é ele (Castro), quem manda é ele. Agora, eu não posso permitir ingratidão. (...) Só quero que a cidade e o prefeito reconheçam com gratidão aquilo que o governador fez nos últimos quatro ano. Chega de vitimismo”, declarou Bacellar durante discurso na agenda de ampliação do Segurança Presente na Baixada.
A agenda do governador em Campos foi acompanhada pela pré-candidata a prefeita do União Brasil, Delegada Madeleine, assim como pelo pré-candidato Thiago Rangel (PMB), que estava acompanhado de seu pré-candidato a vice Raphael Thuin (PRD), e o pré-candidato a prefeito Jorge Magal (SD), que também esteva na agenda em SJB.
Outro clima — Em São João da Barra, as diferenças políticas foram deixadas de lado nos discursos feitos. O deputado licenciado e secretário estadual de Habitação, Bruno Dauaire, foi um dos que falou sobre ao se referir à ex-prefeita de São João da Barra e deputada estadual Carla Machado (PT). “Carla Machado, as pessoas aqui no nosso município têm uma polarização muito grande, mas eu queria que a senhora tivesse aqui do meu lado, para dizer que nem qualquer diferença, que existe ou já existiu, nada supera a nossa vontade de fazer pelo povo de São João da Barra e pela nossa região”, afirmou.
Carla Machado também discursou sobre ultrapassar as diferenças partidárias. “A gente vive um momento realmente que a gente tem que pensar muito. Porque a gente não pode ser muito radical nas coisas. Hoje está aqui, o governador no PL, eu estou no PT e nós estamos aqui. O governador nunca fez separação por questões partidária, de direita e esquerda. Porque antes de qualquer coisa tem o respeito ao ser humano, à função que ocupa e isso que é necessário para todos nós”, disse. (M.S.)