Seminário busca fortalecimento regional do PT de olho em 2024
Rodrigo Gonçalves 16/09/2023 18:46 - Atualizado em 17/09/2023 12:12
Foto: Rodrigo Silveira
Foto: Rodrigo Silveira
O PT-RJ reuniu em Campos, no Sindicato dos Bancários, na manhã deste sábado (16), lideranças de 20 municípios do Norte e Noroeste Fluminense, no Seminário Regional. Entre os cerca de 130 presentes esteve o ex-deputado federal e ex-presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, que compôs a mesa do evento com outras autoridades, como a deputada estadual Elika Takimoto (PT) e o presidente estadual do PT, João Mauricio Freitas. Apesar de um evento regional, a deputada petista de São João da Barra, Carla Machado, não esteve presente, alegando aos organizadores questões de agenda. 

A primeira etapa contou com mesa de abertura e análise de conjuntura, que buscou situar as pretensões do PT no Rio de Janeiro a partir da eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2022 e a organização da militância, quando o presidente estadual do PT destacou que pretende reestruturar 100% dos diretórios no interior.

A mesa ainda contou com a presença da presidenta municipal do PT, Odisseia Carvalho, do secretário de combate ao racismo do PT, Miguel Alvarenga, e o professor e reitor do IFF, Jefferson Manhães, que vem sendo a presentando como o possível candidato do partido a 2024.
Ainda na etapa inicial do seminário, Jefferson fez questão de pontuar que o partido precisa apresentar uma alternativa para a cidade de Campos, elencando diversos pontos estratégicos e que pesam com avaliação negativa no atual governo municipal, como transporte e saúde, não deixando de resgatar uma análise que tem insistido sobre a relação entre o expressivo aumento no número de RPAs na prefeitura - e as condições precárias desses trabalhadores - com a avaliação positiva do governo Wladimir.

Em sua fala, Jefferson rebateu o que apontou como sendo uma tese do “já ganhou” por parte de apoiadores do governo, destacando que "não houve legado de políticas estruturantes deixados pelas gestões que contaram com repasses e participações especiais bilionárias em royalties".

A etapa final do seminário apontou, segundo os organizadores, diretrizes para a organização dos diretórios municipais e a formação de nominatas. competitivas, cuja a projeção feita pelos petistas, em alguns casos como Campos, é fazer ao menos 2 vereadores para a Câmara. Um dos possíveis candidatos ao Legislativo campista, o secretário de Comunicação do PT de Campos, Gilberto Gomes, que assessora na região o deputado federal Lindbergh Farias (PT), também acompanhou o seminário.
O professor Jefferson vem sendo apontado como o mais provável prefeitável de Campos, diante da possível impossibilidade jurídica de Carla Machado (PT), ex-prefeita de São João da Barra, concorrer a terceira eleição majoritária consecutiva em município limítrofe. Mas Carla não sinalizou ainda sobre uma possível desistência e segue aparecendo em pesquisas a prefeitáveis de Campos.
 
  • Foto: Rodrigo Silveira

    Foto: Rodrigo Silveira

  • Foto: Rodrigo Silveira

    Foto: Rodrigo Silveira

  • Foto: Rodrigo Silveira

    Foto: Rodrigo Silveira

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS