Seminário regional do PT debate em Campos neste sábado eleições 2024
Com a volta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente da presidência da República está mais do que evidenciado que o seu partido quer se fortalecer às eleições municipais de 2024. Como vem mostrando com frequência o Blog Opiniões (aqui), do jornalista Aluysio Abreu Barbosa, desde 3 de junho, inicialmente por meio da coluna Ponto Final: “O prazo para filiação partidária vai até 6 de abril do próximo ano, com convenções em julho, a todos que quiserem disputar as eleições municipais de 6 de outubro de 2024. Mas, em Campos, as movimentações já começaram às disputas a vereador e prefeito. Nesta, salvo o imponderável, dois nomes hoje parecem certos: Wladimir Garotinho (PP), na tentativa natural de reeleição, e o professor Jefferson Manhães de Azevedo (PT), reitor do IFF (…) Além destes, todos os demais nomes dependem da conjuntura”.
E diante da necessidade de organizar o PT não só em Campos, mas no Norte e Noroeste Fluminense acontece neste sábado (16), desde às 9h30, no Sindicato dos Bancários de Campos, no Centro, o seminário estadual do partido com as presenças do ex-deputado federal Ricardo Berzoini, ex-presidente nacional da sigla, e do presidente estadual da legenda, João Maurício Freitas, a deputada estadual Elika Takimoto (PT), o professor Jefferson Manhães, principal nome do partido para candidato à prefeito de Campos, além de representantes de diretórios da região. Políticos de mandatos, como a deputada estadual Carla Machado (PT), e o deputado federal Lindbergh Farias (PT) também estão entre os convidados, mas não foram confirmados.
O evento começou com uma mesa da “Análise de Conjuntura”, seguida, às 11h30, por outra que tratará sobre “Eleições 2024 e organização Partidária”. O professor Jefferson Manhães é o provável candidato do PT a prefeito de Campos em 2024, diante da impossibilidade jurídica de Carla Machado, ex-prefeita de São João da Barra, concorrer a terceira eleição majoritária consecutiva em município limítrofe. Mas Carla não sinalizou ainda sobre uma possível desistência e segue aparecendo em pesquisas a prefeitáveis de Campos.
No entanto, o foco do seminário é mais amplo, como explica o secretário de Comunicação do PT de Campos, Gilberto Gomes:
— O seminário vai reunir 23 municípios do Norte e Noroeste Fluminense, não vai tratar só sobre Campos, mas sem dúvida nenhuma terá uma centralidade na eventual candidatura no município. A proposta é organizar o partido a nível regional e a partir daí aprofundar os debates locais, lembrando que, claro, as prévias partidárias são ano que vem ainda, onde vai se bater o martelo.