Moradores reclamam de buracos e más condições no asfalto no loteamento Vivendas do Coqueiro, em Campos
Rafael Khenaifes e Pedro Henrique Figueiredo 14/01/2025 11:25 - Atualizado em 14/01/2025 13:09
Buracos
Buracos / Fabiana Darlen
Nesta terça-feira (14), foram registrados buracos e desgaste no asfalto na rua Donato de Castro, bairro Vivendas do Coqueiro. Segundo os relatos de moradores, há mais de um ano eles convivem com essa situação, que traz diversos transtornos. De acordo com uma moradora, perto do local as pessoas passam fazendo "zig-zag" pela rua. Carros e motos precisam passar na calçada para desviar dos buracos e não sujar os automóveis com o barro devido a água acumulada.
"Esse bairro é um acesso que as pessoas pegam pra sair no Jóquei Clube. É onde as pessoas podem sair para outro bairro vizinho. Está horrível para passar, quando chove não conseguem se locomover. Abriu uma cratera na rua", comenta Fabiana, moradora do bairro da Penha.
Os moradores reclamam que a problemática causa trantornos e que uma outra via serve de acesso para eles não passarem na rua. "A gente tem acesso para a avenida Presidente Kennedy, é uma rua que eu pego pra chegar ao serviço mais rápido", acrescentou Fabiana.
Vídeo:
É possível ver nas imagens as motos passando pela calçada para desviar dos buracos. A água não está tendo vazão na rua, mesmo com o sol quente a água não tem pra onde ir. Em outra imagem, é possível ver óleo que foi descartado na água.
Os buracos tomam conta da rua, de uma ponta a outra ao longo da rua. Além de preocupações com acidentes, os automóveis e outros veículos ficam sujos de lama. "Carros, motos e bicicletas ficam lameados e precisam ser limpos sempre", comentou Fabiana.
Outro morador, José Rodolpho, reforçou a reclamação e disse que acessa a mesma via para fugir do problema."Esse é um dos acessos que eu pego para chegar até o trabalho com grande dificuldade, principalmente quando chove", complementou José.
Além dos buracos, ainda há lixos e entulhos pela rua, o morador Jean Carlos relata que ninguém tira os entulhos e lixos. Ratos e outros animais que transmitem doença foram vistos por perto. Uma árvore caiu por conta de um temporal há um mês e os próprios moradores tiveram que retirá-la. "Tem um árvore que tombou e os próprios moradores tiraram a árvore", relatou Jean Carlos.
Buracos na rua
Buracos na rua / Fabiana Darlen
Pode ser causada, por conta desse acúmulo de lixos, entulhos e água, a leptospirose, uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem.
Outra preocupação também pode ser a dengue. Ela é uma doença causada por vírus e transmitida, principalmente, pela picada de um mosquito da família Aedes, em especial o Aedes aegypti, o mesmo da Febre Amarela. As causas da Dengue podem estar relacionadas à água parada, com desenvolvimento do mosquito.
Nós entramos em contato com a prefeitura para saber sobre o assunto, mas não tivemos resposta.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS