Eleição da OAB RJ acontecerá na próxima segunda-feira
Ingrid Silva - Atualizado em 23/11/2024 09:13
Fachada da OAB 12ª Subseção
Fachada da OAB 12ª Subseção / Divulgação
A eleição para a presidência da 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Campos acontecerá na próxima segunda (25) e contará com três chapas na concorrência. Uma delas, a primeira que foi registrada, foi a “Uma Ordem de Verdade”, em que concorre à presidência da subseção a advogada Mariana Lontra Costa. Já a outra é a do advogado e professor Christiano Fagundes, com a chapa “Advocacia Unida e Fortalecida”. Outra chapa concorrente é “Por uma ordem sem divisão”, do advogado Jefferson Lourenço Carneiro.

A sede da 12ª Subseção, que atende os municípios de Campos, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Cardoso Moreira e Italva, contará com quatro urnas para votação. Serão eleitos, além da diretoria da Seccional para o triênio de 2025 a 2027, representantes das subseções de todo o Estado do Rio. A eleição acontecerá das 9h às 17h.

Única representante feminina concorrendo à presidência, Mariana Lontra tem como candidato a vice-presidente o advogado Eduardo Linhares e conta com o apoio do atual presidente da OAB Campos, Filipe Estefan. Atualmente, ela é secretária-geral da OAB Campos e atua como advogada na área cível e direito das famílias. A chapa "Uma Ordem de Verdade" é composta também pelos advogados Ludmilla Vaz (candidata a secretária-geral), Aline Solino (candidata a secretária-adjunta) e Mauro Bastos (candidato a diretor-tesoureiro).

“Minha expectativa para a eleição que acontece na próxima segunda é muito positiva. A nossa diretoria e conselho, é majoritariamente composta por pessoas que já atuam na atual gestão. Portanto, temos uma visão privilegiada dos desafios e oportunidades que nossa Subseção enfrenta. Fizemos uma gestão com um alto índice de aprovação e ainda temos muitos projetos e propostas para serem realizadas. Somos um grupo com experiência de Ordem, e isto faz toda a diferença para enfrentar as adversidades do dia a dia (...) Além disso, espero uma eleição disputada, mas conduzida com ética e respeito”, disse a advogada, relembrando que, se for eleita, será a primeira vez, em 58 anos de existência da 12ª, que uma mulher ocupará a presidência.

O edital de convocação para a eleição da OAB-RJ foi publicado em outubro, onde estabeleceu que os pedidos de registro de chapas deveriam ter sido realizados até o dia 26 do mesmo mês. O advogado Christiano Fagundes foi vice-presidente na gestão anterior da OAB Campos, entre 2019 e 2021, de Cristiano Miller, e tem como candidata a vice-presidente a advogada Léa Paiva. Ela também fez parte da mesma gestão da época, como secretária-geral.

“A expectativa é excelente, é de vitória, porque quem está movimentando a campanha são os próprios advogados. As redes sociais da chapa 12 estão sendo feitas pelos advogados. Eles que estão mandando foto, declaração de apoio. Então, de fato, contagiou a família dos advogados. Então, está uma energia superpositiva e o que se harmoniza com o nome da nossa chapa, que é a Advocacia Unida e Fortalecida. É o nosso lema”, disse Christiano, que atua em direito trabalhista e também é escritor, além de professor universitário.
A chapa "Advocacia Unida e Fortalecida" é composta também pelas advogadas Laura Manhães (candidata a secretária-geral), Raquel Senra (candidata a secretária-adjunta) e pelo advogado Afrânio Gualda Tavares (candidato a diretor-tesoureiro).

A última chapa a ser registrada foi a "Por uma ordem sem divisão", do advogado criminalista Jefferson Lourenço Carneiro, que contará como candidata a vice-presidência a advogada Isabela Rangel de Azevedo. Será composta, ainda, pela concorrência de secretária-geral a advogada Cristiane da Silva Figueira, além do secretário adjunto Marco Antônio Jaber Manhães dos Santos e o diretor-tesoureiro Luiz Felipe Sardenberg também como concorrentes da chapa.
"A expectativa é muito boa. A gente iniciou a nossa campanha depois das outras duas chapas. Todas as chapas, quando iam registrando, podiam iniciar a campanha. Começamos um pouco depois deles, mas nós crescemos muito. Tivemos o apoio de diversos colegas, a aceitação foi muito boa, não estamos com rejeição. A gente está esperançoso de sair vencedor dessa eleição (...) Acho que por isso que nossa chapa foi tão bem aceita, por estar no dia a dia do Fórum, conheço as dores e os sufocos dos colegas", explica Jefferson. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS