Início das atividades no campus da UFF na XV de Novembro é adiado mais uma vez
30/09/2024 13:20 - Atualizado em 30/09/2024 13:21
Novo campus da UFF Campos
Novo campus da UFF Campos / Rodrigo Silveira
Após o adiamento do início do segundo semestre letivo da Universidade Federal Fluminense (UFF) para esta segunda-feira (30) devido a mudança para o novo campus, as obras mais uma vez atrapalharam os planos da direção da universidade. Em comunicado oficial feito pela direção da UFF, foi explicado que o retorno das atividades letivas foi adiado para a próxima quarta-feira (2), mas permanecendo na rua José do Patrocínio por conta de atrasos na entrega da nova sede pela empresa responsável pela obra.

“A Direção da UFF Campos informa que, após a reunião extraordinária de colegiado realizada hoje, dia 27 de setembro de 2024, com ampla participação dos três segmentos, foi deliberado que as atividades letivas serão mantidas no campus da Rua José do Patrocínio, 71. A manutenção das atividades na José do Patrocínio se deve a atrasos na entrega da nova sede pela empresa responsável pela obra. Reconhecemos as expectativas pela mudança e lamentamos não ser possível realizá-la nesse momento”, diz a nota publicada nas redes sociais.

A alteração no calendário para o dia 30, inicialmente previsto para começar em data anterior, foi deliberada em reunião extraordinária do Colegiado de Unidade, realizada no dia 19 de setembro, com a presença dos três segmentos da comunidade universitária: docentes, técnicos/as administrativos/as e estudantes.
O primeiro bloco do novo campus foi inaugurado em 18 de dezembro de 2023. A cerimônia contou com a presença do reitor da UFF, Antônio Cláudio da Nóbrega, do prefeito Wladimir Garotinho e da diretora da UFF Campos, professora Ana Costa. O prédio, localizado na Avenida XV de Novembro, simboliza a realização de um sonho de 15 anos, iniciado quando o projeto foi assinado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.

A construção do novo campus começou em 2012, com previsão inicial de conclusão para 2015. No entanto, o projeto enfrentou diversas interrupções devido à falta de orçamento, sendo abandonado por alguns anos. As obras foram retomadas em junho de 2021 e avançaram sem novas paralisações. A Folha entrou em contato com a assessoria da universidade e aguarda resposta. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS