Seca: Cardoso Moreira faz levantamento para decretar situação de emergência
Dora Paula Paes 14/09/2024 16:08 - Atualizado em 14/09/2024 16:08
Reprodução
O município de Cardoso Moreira começa a levantar dados para decretar situação de emergência, em decorrência da estiagem prolongada e da falta de previsão de chuva nos próximos dias. Nas primeiras informações já constam mortandade de animais por falta de alimento e água. Os pecuaristas estão pedindo limpeza de poços para que o gado não morra de sede. No momento, o Rio Muriaé encontra-se mais estreito em algumas partes. Agentes da Defesa Civil do município têm realizado a medição todos os dias. Para se ter uma noção da gravidade da situação, basta comparar o nível de transbordo, que é de 8m, ao nível atual, que está abaixo de 1m.

“O nível do Rio está bem próximo do ano passado, que foi uma situação crítica também. Hoje estamos vendo que o nível está realmente muito baixo. Só para você ter uma ideia, ontem estava 48cm e hoje está 45cm, nos deixando com uma preocupação muito grande. Não temos nenhuma previsão de chuva para esses dias e a tendência é que ele diminua mais ainda, a nossa preocupação é com a água potável para outras localidades do município e principalmente as consequências para a produção rural”, disse o Secretário da Defesa Civil de Cardoso Moreira.

Após decretar situação de emergência, o município poderá receber auxílio dos governos Estadual e Federal para atender as demandas necessárias. O município está fazendo um levantamento, juntamente com a Assistência Social, com pedido de cesta básica para os pequenos produtores de Agricultura Familiar. O secretário de Defesa Civil Municipal pede que a população evite queimadas principalmente na área rural.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS