Centenas de pessoas participaram da Feira de Acessibilidade e Inclusão em Campos
- Atualizado em 14/09/2024 10:37
Feira da Inclusão
Feira da Inclusão / Divulgação
A Feira de Acessibilidade e Inclusão da Escola de Aprendizagem Inclusiva (EAI), da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), foi um sucesso e recebeu centenas de pessoas nesta semana. Com a programação finalizada nessa quinta-feira (12), o evento abordou o tema Incluir para Transformar. Um dos momentos de destaque ficou por conta dos alunos da creche Escola João Siqueira dos Santos, na Tapera, que levaram o projeto Cantando e Encantando, cujo objetivo é envolver ludicamente a criança no mundo da música, desenvolvendo a criação, atenção, sensibilidade, encantamento, motivação e afetividade.
Feira da Inclusão
Feira da Inclusão / Divulgação
Para além da musicalização em si, o projeto também engloba a confecção de instrumentos a partir de material reciclável. A diretora da unidade, Kelly Aparecida Soares, explicou que a ação visa, ainda, ampliar e desenvolver a criatividade, coordenação motora, lateralidade, lógica, estética, socioafetiva, além de facilitar o processo de ensino-aprendizagem.
“A musicalização promove o desenvolvimento da comunicação e aquisição de linguagem e também ajuda as crianças a terem contato com a música popular brasileira e a reconhecer instrumentos musicais e diferentes tipos de ritmos e sons. Foi maravilhoso poder levar esse projeto para as crianças típicas e atípicas da Escola Inclusiva”, disse Kelly.
De acordo com a coordenadora da EAI, Eleonora Nascimento, a Feira contou com participação de diversos parceiros. “Tivemos a participação da ONG Orquestrando a Vida, Associação São Jose do Operário, Universidade Salgado de Oliveira (Universo), Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos, programa Saúde na Escola (PSE), Programa NeuroAção e Departamento de Animação Cultural da Seduct”, disse.
Na quinta-feira (12), foram realizadas oficinas de contação de história e de prática musical envolvendo pais e filhos. A programação incluiu, ainda, apresentação musical e palestra com professor Lucas França, falando sobre o poder da música na sala de aula; palestra sobre a importância do brincar entre pais e filhos; apresentação dos alunos da EAI; dança; palestra com o tema “Manejo de criança com TEA”, com neuropsicopedagoga; entre outras ações.
Feira da Inclusão
Feira da Inclusão / Divulgação
Na quarta (11), o evento contou com a participação da subsecretária de Educação, Rita Abreu, representando a secretária Tânia Alberto; apresentação do grupo Patina Campos e da Ong Orquestrando a vida, vacinação do PSE, entre outros momentos.
Com informações Ascom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS