Bispo emérito de Campos sai de sedação, mas continua internado em UTI
O bispo emérito de Campos, Dom Roberto Guimarães, de 88 anos, saiu da sedação, mas permanece internado na UTI de um hospital particular da cidade. Em nota divulgada nesta segunda, a Diocese informou que, de acordo com a equipe médica, o bispo continua sob cuidados paliativos. Dom Roberto Guimarães foi internado há uma semana com quadro de água na pleura.
"Foi realizada a experiência de desligar o ventilador mecânico, tendo apresentado exames com resultados satisfatórios. Todavia, ele não acordou totalmente, o que pode levar alguns dias. A equipe médica informou que Dom Roberto Guimarães ainda depende da oxigenação, apesar de conseguir respirar sozinho. Porém, a equipe médica irá realizar o procedimento da traqueostomia, para poderem retirar o tubo de oxigenação, a fim de que no caso de uma emergência, não seja preciso entubá-lo novamente. De acordo com a equipe médica, ele continua sob cuidados paliativos. Redobramos as nossas orações pelo nosso bispo emérito, para que a misericórdia de Deus se manifeste", diz a nota emitida pela Diocese de Campos.
Em fevereiro de 2020, Dom Roberto Guimarães chegou a sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) leve e também precisou ficar internado. Já em janeiro de 2021, o bispo emérito ficou 10 dias internado com Covid-19. A princípio ele havia dado entrada no hospital após apresentar um quadro de pneumonia e infecção bacteriana, e posteriormente foi diagnosticado com Covid-19.