'Rio, Negro' será exibido em Campos nesta quarta, Dia do Cinema Brasileiro
No dia em que se comemora o Dia do Cinema Brasileiro, o filme “Rio, Negro”, da Quiprocó Filmes, dirigido por Fernando Sousa e Gabriel Barbosa, terá uma exibição especial na Casa de Cultura Villa Maria, na quarta-feira (19), a partir das 18h. Após a sessão, o diretor do filme, Fernando Sousa e doutorando do Programa de Pós Graduação em Sociologia Política da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), participará de um debate com jornalista e diretor da Folha da Manhã, Aluysio Abreu Barbosa, e com o professor da Uenf, Roberto Dutra. A mediação será feita por Gabriel Belchior, estudante de Cinema da Universidade Federal Fluminense (UFF).
A exibição é promovida pela Casa de Cultura Villa Maria, o Cine Darcy Uenf e a Quiprocó Filmes.
“Rio, Negro” estreou em março de 2023 nos cinemas, tendo sido selecionado recentemente para o Dubai Festival 2023 e sendo exibido em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Palmas, Balneário Camboriú, Porto Alegre, entre outras. Também integrou a seleção oficial do Dubai Festival 2023, e concorreu ao prêmio de Melhor Documentário sobre a Diáspora no 19th African Movie Academy Awards, maior premiação do cinema africano.
O longa aborda e demarca — por meio de entrevistas com grandes personalidades e intelectuais cariocas, além de imagens históricas — os processos sociais, políticos e as profundas transformações ocorridas entre a segunda metade do século XIX e o início do século XXI no Rio devido à presença e à influência de pessoas negras de origem africana.