Grande violência na região: 8 assassinatos e 3 baleados entre sexta e domingo
Ingrid Silva - Atualizado em 08/05/2024 01:17
Campos registrou um grande número de homicídios e baleados nos últimos dias, da última sexta-feira (3) até domingo (5). No total, foram seis assassinatos e três baleados, sendo que três dos diferentes casos aconteceram na região de Guarus, especificamente em Morro do Coco, Parque Santa Rosa, em que teve como vítima um casal, e Travessão. Já o outro, que deixou um casal baleado e um homem morto, aconteceu devido a uma possível troca de tiros na avenida Nossa Senhora do Carmo, no Parque Aurora. Até o momento, o único crime desvendado foi o de Travessão, em que o homem foi preso em flagrante na manhã dessa segunda-feira (6) após assassinar o casal Adriano José de Oliveira e Angélica Belmiro de Matos com uma faca, na madrugada do último domingo. E não foi apenas em Campos que a violência se espalhou.
Em São Francisco de Itabapoana, um jovem, identificado como Felipe Alves, tinha sido baleado, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital Ferreira Machado no último sábado (4). Já um caso de feminicídio em Barra do Itabapoana, também em SFI, chocou a população, em que um homem assassinou sua esposa a facadas na manhã dessa terça-feira (7) e foi preso em seguida após se entregar.
Homem é preso por suspeita de assassinar casal a facadas, em Travessão
Homem é preso por suspeita de assassinar casal a facadas, em Travessão / Reprodução


De acordo com o delegado titular da 146ª Delegacia de Polícia, Carlos Augusto Guimarães, a prisão foi realizada após uma intensa investigação que envolveu equipes de policiais civis e militares. Geraldo Mariano da Silva, conhecido como “Alagoano”, confessou o crime em sede policial depois de ser encontrado com uma bermuda suja de sangue e a arma utilizada no crime, uma faca, assim como com uma mochila pronta para uma possível fuga. O motivo do assassinato seria por ciúmes, logo, se torna um feminicídio.

Carlos Augusto Guimarães, delegado titular da 146ª DP
Carlos Augusto Guimarães, delegado titular da 146ª DP / Rodrigo Silveira
“Ele foi encontrado com a arma do crime, com uma bermuda com manchas de sangue já parcialmente lavada, tentando se desfazer daquilo ali e uma mochila já pronta pra fuga, que indica que ele iria fugir daqui. Então, ele foi trazido aqui, confessou o crime, que foi por ciúmes da moça, que estaria se envolvendo tanto com ele quanto com esse outro rapaz que foi morto também. Os fatos também foram confirmados pelas testemunhas oculares”, contou o delegado em coletiva sobre o caso na tarde dessa segunda-feira (6).
Bermuda e faca utilizada no crime
Bermuda e faca utilizada no crime / Reprodução


O casal estava em uma residência com duas testemunhas, que confirmaram que o autor do crime foi "Alagoano". As testemunhas contaram que ouviram o suspeito entrar na casa e teriam visto ele cometer o crime, o suspeito teria avisado para eles não fazerem nada, pois poderia sobrar para eles. Para além do caso, o homem ainda teria um mandado de prisão em aberto desde 2016 pela prática de mais um femincídio, mas dessa vez em Alagoas, que também será cumprido. O suspeito está sendo investigado, também, por um homicídio ocorrido em dezembro do ano passado, também em Travessão, Campos. Todos os crimes foram cometidos com uma faca, que foi apreendida.

E outro casal foi assassinado, desta vez, a tiros, na região do Parque Santa Rosa, em Guarus. De acordo com a PM, os corpos foram encontrados dentro de uma casa no domingo (5), mas não há precisão de quando aconteceu até o momento. O pai da mulher disse que a filha conheceu o homem por aplicativos de conversa na internet. Moradores disseram que ouviram diversos tiros no local. Até o momento, ninguém foi preso, mas o caso segue sendo investigado. Também em Guarus, mas na região de Morro do Coco, um homicídio e uma tentativa foram registrados, entre a noite de sábado (4) e manhã de domingo (5).

De acordo com a PM, o assassinato aconteceu na rua Parque Ipiranga, em local conhecido como Areia Branca. A vítima de 38 anos foi encontrada caída em via pública com tiro na região do tórax. Ainda segundo a PM, a equipe foi acionada após moradores ouvirem barulhos de disparos. No entanto, a motivação e autoria do crime ainda são desconhecidas. Já na noite de sábado, um homem foi baleado na perna enquanto passava pela Estrada Santa Rosa de Morro do Coco. Ele estava de moto e foi surpreendido por quatro suspeitos, que conseguiram fugir. Os casos são investigados pela 146ª DP. Em coletiva, o delegado da sede em Guarus afirmou que não é possível dar informações até o momento para não atrapalhar as investigações.

Já no Parque Aurora, um homem foi morto a tiros na noite da última sexta-feira (3), na avenida Nossa Senhora do Carmo. Uma mulher e outro homem também foram baleados no mesmo local, onde, segundo a Polícia Militar, ocorreu uma troca de tiros entre os dois homens envolvidos. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Ferreira Machado (HFM) pelo Corpo de Bombeiros com ferimentos graves, precisando passar por cirurgias.
Homem é assassinado a tiros no Parque Aurora, em Campos
Homem é assassinado a tiros no Parque Aurora, em Campos / Reprodução


De acordo com a PM, o homem baleado é apontado como suspeito pelo homicídio, já que teriam informações de que os dois estavam em um confronto armado. Ele foi atingido com dois tiros no tórax e um na perna direita. A PM informou que ele está consciente, mas em estado grave no centro cirúrgico do HFM. Já a mulher foi atingida com uma bala no braço direito que, segundo o hospital, acertou uma artéria calibrosa, fazendo com que ela perdesse muito sangue. A mulher também precisou passar por cirurgia, mas de acordo com o hospital, ela está estável, acordada, lúcida e orientada, em observação na Unidade Intermediária (UI). O caso foi registrado na 134ª Delegacia de Polícia, no Centro de Campos, onde segue sendo investigado, ainda sem maiores informações.

A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que o comando do 8° Batalhão de Polícia Militar aplica o policiamento na região com setor de rádio patrulha da área, motopatrulhas, e viaturas baseadas em pontos estratégicos. “A região conta ainda com o reforço de equipes do Proeis na região. Diante da denúncia, o policiamento no local será analisado novamente (...) “O 8ºBPM (Campos dos Goytacazes) está trabalhando em conjunto com as delegacias das áreas para identificar e localizar os envolvidos em ações criminosas”, finaliza a nota sobre os casos no município. 
Em São Francisco de Itabapoana

O jovem Felipe Alves, de 26 anos, foi atingido com tiros no pescoço e no braço e, não resistindo aos ferimentos, morreu no HFM no último sábado (4). De acordo com a PM, próximo do corpo, havia uma moto caída no chão, além de um celular e óculos. Até o momento, ninguém foi preso.

Já no caso de feminicídio também registrado no município, o homem teria assassinado a companheira, que era uma pastora evangélica da região. O crime aconteceu na manhã dessa terça-feira (7), em Barra do Itabapoana, e o homem foi preso em seguida após denúncia. De acordo com a Polícia Militar, o filho do casal presenciou o caso após ouvir gritos, constatando logo depois que o pai havia esfaqueado a sua mãe. No momento em que os agentes chegaram, o homem estava escondido e preso no quarto junto com a arma do crime. Após diálogo com os policiais, ele se entregou.

Os casos seguem sendo investigados pela 147ª Delegacia de Polícia, em SFI. (I.S.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS