Siprosep realiza ato em frente a sede da Prefeitura de Campos
Ingrid Silva 25/04/2024 12:39 - Atualizado em 25/04/2024 14:04
Siprosep realiza ato em frente a sede da Prefeitura de Campos
Siprosep realiza ato em frente a sede da Prefeitura de Campos / Genilson Pessanha
Um grupo de servidores junto com o Sindicato dos Profissionais Servidores Públicos Municipais de Campos (Siprosep) realizou um ato na manhã desta quinta-feira (25) trazendo uma série de reivindicações. A ação aconteceu na frente da sede da Prefeitura de Campos, no Parque Santo Amaro, e contou até mesmo com um trio elétrico e faixas com alguns dos pedidos. O sindicato decidiu por entrar em greve durante uma assembleia geral extraordinária, realizada na noite do último dia 11. Durante o ato, a administração da prefeitura chamou a presidente do Sindicato, Elaine Leão, e outras pessoas para ouvir suas demandas.

De acordo com Elaine Leão, uma possível negociação pode estar por vir depois de reunião com o secretário de Administração e Recursos Humanos, Felipe Augusto. Na conversa, as demandas foram mostradas e foi marcada outra reunião para uma resposta sobre as questões no dia 16 de maio.

“Passamos as demandas, o ofício, a ata da Assembleia e remarcamos para ter a resposta no dia 16 de maio. Espero que resolva, que tudo que for dentro possível, aconteça. Que possamos, se não for não for possível esse ano, que haja, de fato, uma agenda, um compromisso, um acordo assinado entre ambas as partes. Essa é a nossa ideia, que esse estado de greve termine com a negociação positiva”, disse.
Siprosep realiza ato em frente a sede da Prefeitura de Campos
Siprosep realiza ato em frente a sede da Prefeitura de Campos / Genilson Pessanha


No ato, Elaine destacou sobre uma das reivindicações ter sido resolvida após decisão judicial, que foi o caso dos aposentados e pensionistas da Prefeitura de Campos. Como informado nessa quarta-feira (24), eles voltarão a receber a complementação previdenciária prevista na lei municipal 8.650/2015. Segundo o prefeito Wladimir Garotinho, com a decisão favorável, o pagamento da complementação será feito a partir do mês de maio.


A aposentada Iones Bastos, de 74 anos, estava no ato e pretende manter a presença também no dia 16. Ela, que tem dois stents no coração e usa remédios contínuos, espera que, agora, a situação melhore em sua casa com o pagamento da complementação.

“Esperamos agora que seja o aumento do salário nosso, nós estamos dependendo, uso remédios contínuos. Tem o leite também, que eu tenho que tomar, que é passado pela doutora. E eu perdi muita massa cefálica. Eu pesava 74 quilos, agora 54. Eu tenho que tomar isso aí para poder estimular o meu apetite. Então com o que eu ganho? A maioria dos remédios é comprado. Então, o que vier será bem-vindo para ajudar a gente nessa hora, porque tudo está subindo. Eu estou com filhos e filhas de empregado. Então isso aí já é um caminho andado pra gente. Já vai ajudar um pouco na despesa da casa”, explica.
Entre as solicitações e os acordos não cumpridos estão:

- O aumento do teto para o recebimento do auxílio-alimentação e do vale-transporte;

- A regularização do decreto 272/2022 para que servidores não recebam - em seu salário-base - menos de um salário-mínimo no padrão A;

- A redução das perdas inflacionárias acumuladas; 
- Inclusão das 49 categorias na promoção do Plano de Cargos e Carreiras de Campos dos Goytacazes (PCCS)
- Cumprimento dos pisos nacionais e pagamento de retroativos (I.S.)
A Prefeitura de Campos informou que a secretaria de Administração e Recursos Humanos recebeu representantes tanto do Siprosep quanto da Federação dos Servidores Públicos Municipais no Estado do Rio de Janeiro (FESEP-RJ) e que as demandas serão analisadas pelo Poder Público.

O secretário da pasta, Felipe Augusto, falou sobre a nova reunião marcada para dar continuidade ao diálogo. “A Secretaria de Administração e Recursos Humanos sempre manteve o canal aberto de diálogo com os servidores e hoje recebemos as demandas apresentadas pelo sindicato, que serão analisadas”, comentou.

Também participou da reunião a subsecretária municipal de Gestão de Pessoas, Karina Crespo Alvarenga.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS