Corpo do ex-vereador e ex-provedor da Santa Casa Benedito Marques é sepultado no Campo da Paz
14/10/2023 17:47 - Atualizado em 14/10/2023 17:49
Sepultamento de Benedito Marques
Sepultamento de Benedito Marques / Foto: Genilson Pessanha
Familiares e amigos de Benedito Marques Pessanha Filho compareceram ao cemitério Campo da Paz na tarde deste sábado (14) para se despedir do ex-vereador e ex-provedor da Santa Casa de Misericórdia de Campos. Internado em um hospital particular da cidade, ele morreu nesta madrugada, aos 89 anos.

Benedito Marques é tio da deputada estadual Carla Machado (PT) e do vereador de Campos Fred Machado (Cidadania). Tanto Carla quanto Fred compareceram ao sepultamento.

— O momento é de agradecer ao nosso Criador pela oportunidade da vida de tio Benedito — disse a deputada Carla Machado. — Foram 89 anos, com serviços prestados ao próximo e a várias entidades, como a Santa Casa, o Asilo Monsenhor Severino, faculdades, além da família e da maçonaria. Em todos os lugares, ele plantou amor e amizade — complementou.
Entre outras pessoas públicas presentes ao sepultamento, estavam os secretários municipais da Casa Civil, Suledil Bernardino, e de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira; o Venerável Mestre da Loja Maçônica Progresso, Jorge Eduardo Pessanha; e o advogado Levi Quaresma.
— Benedito Marques foi uma espécie de ícone da vida pública; um homem que se dedicou a muitas instituições em Campos — disse Suledil Bernardino. — Ele teve reconhecimento do povo, foi vereador dessa cidade, provedor da Santa Casa por muitos anos. Um homem que considero de reputação ilibada, coisa rara nos últimos dias que estamos vivendo. Então, eu não poderia nunca deixar de estar aqui presente com sua esposa, Dona Emilce, e também com os amigos do Benedito. Para mim, foi uma surpresa. Eu não sabia que ele estava adoentado. Que Deus possa nos convencer. Devemos nos espelhar em homens como ele para servir na vida pública. Precisamos ser pessoas desprendidas de nós mesmos para nos dedicar com amor ao próximo e amor à cidade, e isso não faltava ao Benedito Marques — complementou.
Esse aspecto também foi comentado pelo líder maçom José Eduardo Pessanha.
— Hoje é um dia triste para nós, mas temos a certeza de que, para Benedito, é uma longa caminhada de volta ao Grande Arquiteto do Universo. Benedito Marques foi um homem sempre voltado para os números. Foi contador, trabalhava nessa área e, como tal, trabalhou em grandes empresas e também na Faculdade de Direito de Campos (FDC). Chamado para estar à frente da Santa Casa, Benedito nunca teve anseio, nunca postulou isso. A maçonaria praticamente exigiu que ele ficasse à frente da Santa Casa, porque aquela instituição estava precisando muito naquele momento. E, à frente da Santa Casa, ele fez um trabalho fantástico, de formiguinha, de reconstrução, deixando um legado de auxílio e de portas abertas. Na época em que ele era provedor da Santa Casa, inúmeras pessoas foram atendidas sem terem a menor condição, precisando às vezes das coisas mais caras possíveis. Ele sempre dava um jeito de tentar conseguir, porque acima de tudo estava a vida humana — disse o Venerável Mestre da Loja Maçônica Progresso, à qual Benedito era vinculado.
Benedito ocupou o cargo de provedor da Santa Casa por cerca de 17 anos, além de ter sido vereador na década de 1980. Seu corpo foi velado no próprio cemitério Campo da Paz, pois o prédio da Câmara Municipal passou por dedetização na última quarta-feira (14) e não pôde ser aberto ao público neste sábado. A Câmara emitiu uma nota de pesar pela morte do ex-vereador.
Sepultamento de Benedito Marques
Sepultamento de Benedito Marques / Foto: Genilson Pessanha

ÚLTIMAS NOTÍCIAS