Céu encoberto pode atrapalhar a observação do eclipse anular do sol em Campos
Éder Souza - Atualizado em 14/10/2023 12:49
Sábado de céu encoberto em Campos
Sábado de céu encoberto em Campos / Foto: Genilson Pessanha
Apesar do céu de Campos ter amanhecido nublado e ter chovido em alguns momentos, a cidade terá quatro pontos de observação do eclipse anular do sol neste sábado (14). Na ocasião, a lua vai cobrir a maior parte do disco solar, deixando apenas um anel brilhante na borda.

De acordo com o Clube de Astronomia Louis Cruls, a observação monitorada, que será das 15h40 às 18h, vai estar no Farol de São Thomé (na praça ao lado da rodoviária), no Boulevard Shopping, no Cais da Lapa e em Rio Preto. Em todos os pontos haverá distribuição de óculos especiais para o eclipse. No Farol, além dos óculos, os curiosos também vão poder acompanhar o eclipse por um telescópio. O equipamento também vai fazer parte da observação em São João da Barra, na Reserva Caruara, no Açu, e na ExpoBarra, das 14h às 18h. 

Para o coordenador geral do Clube, Marcelo Souza, o tempo fechado pode atrapalhar o acompanhamento do fenômeno na cidade. “Estamos na torcida para que no período do eclipse surjam algumas frestas entre as nuvens que permitam a Observação do Sol”, explicou.

O eclipse anular do sol
O fenômeno é diferente de um eclipse total, quando a lua cobre completamente o disco solar, deixando apenas a coroa solar visível. O Observatório Nacional aponta que o eclipse anular ocorre quando a lua está em seu apogeu, o ponto mais distante de sua órbita da Terra, e nesse momento a Lua aparece menor, o que permite que este anel seja visível no eclipse.

 

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS