Acesso à Ponte da Integração com 30% da obra concluída
Catarine Barreto 07/10/2023 10:04 - Atualizado em 07/10/2023 10:04
  • Acesso a Ponte da Integração

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As obras da Ponte da Integração, que ligará os municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, estão 95% concluídas, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ). Com relação às obras do acesso, que começaram por SJB, a conclusão está em 30%. Após a espera de 40 anos para a conclusão da obra, a previsão é de que a ponte seja entregue em dezembro deste ano.
Ainda segundo o DER-RJ, está sendo realizada a implantação do 28º vão da superestrutura da Ponte da Integração. No que diz respeito à construção de um dos acessos, no trecho que pertence a São João da Barra, as frentes de obra vão para o lado de São Francisco e a seguir.
“Vale ressaltar que as obras de construção da ponte e de construção dos acessos, são dois processos distintos. A previsão de conclusão das obras da ponte está mantida para dezembro deste ano”, disse por meio de nota.
Ainda por meio de nota, o Departamento explicou que serão construídas 34 superestruturas que integram a Ponte. Quatro, que estão do lado de São Francisco, já estão prontas. “Dos 30 entre São João da Barra e o Rio Paraíba do Sul, está sendo feito o 28º vão”, explicou.
O DER-RJ não informou qual a previsão de conclusão da etapa de construção do acesso pelo lado de SJB, apenas que já foi iniciada. De acordo com o contrato assinado entre o Estado e a empresa Ferdan, toda a construção dos acessos tem o prazo de conclusão estipulado para junho de 2024 e, juntando os dois lados, contará com 3km.
A construção da ponte foi inicialmente orçada em R$ 105,7 milhões. Já a obra dos acessos à ponte teve licitação anunciada em agosto de 2022 e a empresa vencedora, a Ferdan Empreendimentos Construções e Serviços Eireli, foi anunciada em janeiro deste ano. O contrato com a empresa foi assinado em abril de 2023, com o valor de R$ 21.298.856,06, e tem duração de um ano. A ordem para o início dos serviços foi assinada em junho deste ano.
Um dos prazos recentes para a conclusão da obra na ponte acabou não sendo cumprido. Ao ser diplomado para seu segundo mandato, em dezembro de 2022, o governador Cláudio Castro chegou a dizer que “cabeças iriam rolar, caso a obra não fosse entregue até 30 de maio”, ressaltando o quanto “já briguei por essa ponte não está no gibi”.
De acordo com o projeto, a Ponte da Integração tem 16,2 metros de largura e 35 pilares, sendo 17 no trecho sobre o rio Paraíba do Sul, 14 em São João da Barra e quatro em São Francisco do Itabapoana, na RJ 194, na localidade Campo Novo.
Espera de 40 anos
Com a proposta de encurtar o trajeto entre SFI E SJB em aproximadamente 80 quilômetros, a novela da Ponte da Integração dura pouco mais de 40 anos. Dentro do primeiro projeto, os pilares da ponte João Figueiredo, lançada na década de 80, nunca receberam os tabuleiros da pista. Em 2014, veio a promessa de outra ponte: a nova construção, diziam, seria mais econômica e célere do que se fossem utilizados os antigos pilares. Orçada inicialmente em R$ 105,7 milhões, a obra tinha um ano como prazo de conclusão, mas até agora não terminou.
Em 2021, o governador Cláudio Castro afirmou que a construção da ponte seria retomada imediatamente, se não houvesse impedimento por parte do Tribunal de Contas do Estado (TCE). No dia 22 de setembro, durante uma sessão, o presidente da Corte de Contas, Rodrigo Melo do Nascimento, disse que nunca houve nenhum impedimento quanto à conclusão, apesar das suspeitas de superfaturamento. Somente no início de 2022 a movimentação no canteiro voltou a acontecer.

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