TCE-RJ libera licitação para município de Campos construir 19 pontes no interior
Dora Paula Paes 07/10/2023 09:19 - Atualizado em 07/10/2023 09:48
Ponte de Palmares
Ponte de Palmares / Divulgação
O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) liberou no último dia 4 de outubro, após análise, o processo licitatório para a construção das 19 pontes em áreas rurais de Campos. A meta do governo municipal agora, explica o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Júnior, é “com todos os prazos regulamentados, até o final do ano ter a ordem de serviço para começar a construção”.
O pacotão de obras, no valor de R$ 41,9 milhões previsto inicialmente, é para reforma das estruturas de madeira que não receberam investimentos ao longo dos últimos anos, e as pontes foram degradadas pelo tempo e são motivos constantes de reclamações.
Ponte de Palmares
Ponte de Palmares / Divulgação
— O projeto estava pronto em dezembro de 2022. A licitação foi lançada em março de 2023. Foi suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado do mês de abril a setembro. Realizamos várias reuniões para explicar o processo ao TCE. Agora, dia 4 de outubro, o TCE liberou a licitação que caminha para avaliação documental — continuou a explicar Almy.
No caso, as 19 pontes irão apoiar os produtores rurais, o agroturismo e a integração do município. O processo licitatório, quando lançado, previa a contratação de uma ou mais empresas de engenharia com especialização em construção de pontes de concreto, nas regiões da Baixada, Norte, Nordeste e Serrana no município de Campos. Na ocasião do lançamento do projeto, o prefeito Wladimir Garotinho chegou a destacar:
— A Agricultura é uma vocação de nossa terra e está recebendo um apoio muito forte de nosso governo. Estamos destinando para a área o maior orçamento da história da pasta, conforme nos comprometemos ao lado de nosso vice-prefeito Frederico Paes. Estamos recuperando mais 800 quilômetros de estradas vicinais, mais de 150 quilômetros de canais. Compramos novos equipamentos, máquinas, e vamos avançar agora com as pontes de concreto, fundamentais para escoar a produção rural, atendendo o município de Campos.
O secretário de Agricultura, Almy Junior, continua reforçando que as novas pontes representam um marco histórico. “As novas pontes de concreto vão atender a produtores rurais, agricultores, o agroturismo, moradores das regiões rurais e integrar o município”, disse.
Localização — As localidades que serão atendidas pelo pacotão de obras das 19 pontes serão: Alto da Areia, São Sebastião, Canto de São Martinho, Divisa com Quissamã, Tocos, Palmares, Seis Maria, Divisa com São Francisco de Itabapoana, Santa Maria, Divisa com Bom Jesus de Itabapoana, Chave do Paraíso, Macabuzinho, duas em Conceição do Imbé, Rio Preto, três na Estrada dos Quilombolas no Imbé e na Estrada do Donato no Imbé. (D.P.P.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS