Confira a relação de conselheiros tutelares eleitos em Campos
Nesse domingo (1º), os campistas escolheram, nas urnas, seus representantes para atuarem, de 2024 até 2027, nos Conselhos Tutelares de Campos. Foram eleitos 25 membros titulares e definidos mais 25 suplentes, que atuarão na defesa de crianças e adolescentes em caso de violação de direitos. O resultado das eleição foi divulgado pelos próprios conselheiros, que disputaram o pleito. A Prefeitura divulgou a relação de eleitos em edição suplementar do Diário Oficial, no final da tarde dessa terça.
Segundo a ata de apuração da eleição, foram apuradas 78 urnas, distribuídas em 15 locais de votação, tendo o total de 17.694 votos válidos. Os trabalhos foram secretariados por dois representantes do Conselho Muncipal de Proteção e Defesa da Criança e do Adolescente (CMPDCA) e fiscalizados pelo Ministério Público, representantes da Comissão Especial e assessoria técnica do CMPDCA. A apuração foi finalizada às 22h27 de domingo.
Para o Conselho Tutelar I foram eleitos os seguintes candidatos: Polliana da Silva, com 844 votos; Gustavo Menezes, com 624; Tatiana Gonçalves, com 584; Fabiana de Souza, com 535 votos; e Dianini Freitas, que recebeu 529 votos. Já para o Conselho Tutelar II, os conselheiros eleitos foram Márcia Silva, com 905 votos; Aline Dias, com 631; Mirian Faria, com 555; Monique Siqueira, com 506; e Ramires Batista, com 447 votos.
Para o Conselho Tutelar III, os nomes eleitos foram de Geovana Almeida, que obteve 386 votos; Bruna da Cruz, com 366; Ana Paula de Souza, com 262; Ana Paula Menezes, com 183; e Juliana Paravidino, que teve 169 votos. Para o Conselho IV, os eleitos foram: José Jorge Sampaio, com 423 votos; Daniele Gomes, com 395; Nathalya Antunes, com 387; Ellen Gaudard, com 308; e Camilla Medeiros, que obteve 235 votos e empatou com o candidato Flávio Freire. Já para o Conselho Tutelar V, os candidatos eleitos foram Manuelli Ramos, com 919 votos; Renata Manhães, com 682; Renata da Conceição, com 616; Andreza Pessanha, com 505; e Amanda de Araújo, com 500 votos.
Já a Prefeitura de Campos divulgou, na tarde desta terça-feira (3), 48 horas depois da votação, o resultado oficial da eleição para os 25 conselheiros tutelares que vão atuar nos cinco Conselhos Tutelares de Campos. A divulgação foi feita em uma edição suplementar do Diário Oficial, que pode ser conferida através de um link.
As conselheiras eleitas Geovana Almeida e Polliana Soares participaram do programa Folha no Ar, da rádio Folha FM, desta terça-feira (3) e falaram sobre os desafios enfrentados na proteção dos direitos da criança e do adolescente.
— Desejamos agora que haja um planejamento em relação à vagas escolares, porque está vindo um ano escola, vai começar as pré-matrículas. E ano que vem temos que ter crianças nas creches e escolas. Que haja também um aumento de programa de Jovem Aprendiz, para a gente poder de verdade trabalhar com os adolescentes. Hoje nós estamos perdendo nossos adolescentes para o tráfico, cada dia mais porque a gente não tem o que oferecer. E precisamos reverter isso — comentou Geovana.
Já Polliana disse que há um avanço nas políticas públicas, porém não é ainda o ideal. "Tenho visto que o município tem avançado bastante em todas as políticas públicas, mas ainda não é o considerável para que a gente possa realmente trabalhar e fazer um trabalho de forma efetiva para aquilo que as nossas crianças e adolescentes realmente necessitam", disse.
Confira a ata de resultado da apuração da eleição: