Essentia Editora lança novos volumes da série Memórias Fluminenses nesta quinta
A Essentia Editora, do Instituto Federal Fluminense (IFF), lançará nesta quinta-feira (5) mais dois volumes da série Memórias Fluminenses. São eles “Os mais antigos documentos europeus sobre a capitania de São Tomé”, livro organizado por Aristides Arthur Soffiati, e “Evocações, crimes célebres em Macaé: Chico do Padre, Karukango, Motta-Coqueiro”, de Antão de Vasconcelos, sendo a republicação organizada por por Yann Almeida Belmont. Os lançamentos vão ocorrer a partir das 17h, no auditório Miguel Ramalho, no campus Campos Centro.
Oitavo volume da série, o livro “Os mais antigos documentos europeus sobre a Capitania de São Tomé” tem como objetivo facilitar as pesquisas de pessoas interessadas na história do Norte e do Noroeste Fluminense. Afinal, ele reúne documentos relativos à Capitania de São Tomé nos séculos XVI e XVII. São textos e mapas sobre a primeira organização territorial portuguesa na região hoje correspondente ao Norte e Noroeste fluminenses.
— Reuni documentos produzidos por colonizadores europeus, dos séculos XVI e XVII, sobre a região que se estende do rio Itapemirm ao rio Macaé, área correspondente à Capitania de S. Tomé — explica Arthur Soffiati. — É uma contribuição ao estudo da região — complementa.
Já “Evocações, crimes célebres em Macaé: Chico do Padre, Karukango, Motta-Coqueiro” é um livro de Antão de Vasconcelos já publicado em 1891 e 1911. Seu conteúdo oferece uma narrativa e análise jurídica de três crimes emblemáticos ocorridos na antiga Macaé.
— Pela primeira vez se recupera um relato histórico da época sobre Motta Coqueiro e o Quilombo do Carucango. É uma leitura para se ler num fôlego só — destaca o pesquisador Yann Almeida Belmont, que organizou o livro junto ao editor assistente Henrique Barreiros Alves.
Após os lançamentos, os presentes poderão participar de uma roda de conversa sobre os livros.