Inscrições do concurso público da Guarda Civil de Campos são iniciadas
Ingrid Silva (estagiária) 20/09/2023 18:17 - Atualizado em 21/09/2023 16:44
Guarda em atuação na Praça do Santíssimo Salvador
Guarda em atuação na Praça do Santíssimo Salvador / Foto: Rodrigo Silveira
As inscrições do concurso público para a Guarda Civil de Campos foram iniciadas às 16h desta quinta-feira (21) e vão até o mesmo horário do dia 6 de novembro. O concurso será para o preenchimento de 195 vagas para a GCM, sendo 20 vagas para Pessoas com Deficiência (PCD). As inscrições serão feitas somente de forma eletrônica, no endereço eletrônico do Instituto Consulplan, com taxa de R$ 95. O salário base da categoria será de R$ 2.189,62, com 40 horas semanais, com direito a benefícios tais como risco de vida, quinquênio, entre outros estabelecidos na legislação municipal vigente. Além disso, conforme previsão da Lei Municipal nº 9.255 de 2022, 15% dessas vagas são destinadas às mulheres.
O Instituto Consulplan alerta que, antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o edital  e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos. Não será deferida a solicitação de inscrição que não atender rigorosamente ao que está estabelecido, segundo a Prefeitura. 
Na última terça-feira (19), a Prefeitura de Campos liberou um novo edital após a polêmica devido à exigência de apresentação do exame de HIV, que foi retirada. O assunto foi debatido entre o prefeito Wladimir Garotinho e a presidente da Associação Irmãos da Solidariedade, Fátima Castro, que foi acompanhada da secretária executiva da entidade, Renata Melila.



Entenda a polêmica
Na última sexta, um dia após a publicação do edital, pessoas que vivem com HIV e representantes de entidades repudiaram a existência da cláusula. Inclusive, membros da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV do Rio de Janeiro (RNP-RJ) procuraram o Ministério Público do Estado (MPRJ) para comunicar a exigência, classificada por eles como “violação de direitos das pessoas com HIV”. (I.S.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS