GRV suspende atividades e Thuin pede apoio na Câmara pelo serviço
- Atualizado em 20/09/2023 11:10
Grupo Resgate Voluntário na Câmara
Grupo Resgate Voluntário na Câmara / Divulgação
O vereador Raphael Thuin (PTB) apresentou um requerimento verbal em favor do Grupo de Resgate Voluntário (GRV), que teve que suspender o serviço em Campos por falta de combustível, insumos e apoio do governo municipal. O requerimento foi apresentado na sessão dessa terça e em reposta o vice-líder do Governo, vereador Juninho Virgílio, agendou uma reunião nesta quarta-feira na Procuradoria-Geral do Município, com o procurador Roberto Landes e com o diretor da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Nunes, para tentar encontrar uma solução para o problema.
O GRV atua em toda região há uma década com serviço de resgate por ambulância à população. Durante a pandemia de Covid-19, o grupo atuou, em apoio à secretaria de Saúde de Campos, vacinando os acamados do município. Para Thuin, é inadmissível o serviço essencial parar de funcionar. O vereador leu na tribuna uma carta aberta do GRV que foi publicada na internet. Thuin foi apoiado por outros vereadores, como Fred Machado e Rogério Matoso.
"Estamos otimistas com esta reunião e agradecemos ao vereador Thuin pela iniciativa e sensibilidade. Lamentamos esta situação porque quem fica penalizado é quem precisa do serviço", disse Emílio Martins, presidente do GRV. Ele acrescentou que quando está em funcionamento, o GRV atende aproximadamente duas mil pessoas por ano.
Leia a carta aberta do GRV na íntegra:
"O GRV Grupo de Resgate Voluntário, informa que seu atendimento está suspenso. Desde junho de 2023 encaminhamos para a renovação do termo de parceria, junto a FMS, que permite o abastecimento do veículo e insumos. Contudo, não há informações atualizadas. Estamos tentando há meses uma audiência com o prefeito de Campos, mas sem sucesso algum. Pedimos a todos desculpas, mas não temos como atender as solicitações que chegam todos os dias. Sempre fomos parceiros e atuar, frente às demandas mais difíceis, e com sucesso, milhares de pessoas impactadas pelo atendimento de qualidade, respeito e que soma integralmente com a Saúde do município. 
Levamos o nome da cidade de Campos a ser reconhecido por ter pioneiramente um serviço voluntário de valor tão alto, que já recebeu todas as homenagens e comendas da Câmara de Vereadores. Valentes voluntários, que atuaram bravamente na pandemia, ajudaram a vacinar todos os acamados da cidade, estão presentes em todas as demandas, desde o resgate até a transferência de pacientes. São mais de 200 voluntários, dedicando seu tempo e vida a melhorar a nossa amada Campos dos Goytacazes.
Hoje o GRV precisa imensamente ser cuidado, amparado e respeitado. Somos cidadãos e dedicamos nossa vida à cidade de Campos. Poucas cidades têm um grupo de resgate tão querido e com tanto trabalho executado, que foi motivo de teses de doutorado, mestrado, que impactou tanto na vida das pessoas da cidade e do estado. 
Quando o telefone toca e não podemos atender, nos dói imensamente, pois a nossa missão é salvar vidas.
Esperamos que possamos sensibilizar aos vereadores e ao prefeito, que possam nos receber e apoiar quem sempre esteve a serviço da população."

ÚLTIMAS NOTÍCIAS