Defesa Civil Estadual realiza simulados de desocupação
Catarine Barreto - Atualizado em 20/09/2023 10:18
Bombeiros realizam atividade simulada de desocupação predial
Bombeiros realizam atividade simulada de desocupação predial / Folha da Manhã-Arquivo
Para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, a Defesa Civil Estadual realiza uma série de simulados de desocupação em instituições de apoio a pessoas com transtornos e deficiências físicas, intelectuais, visuais e auditivas. Em todo o Estado, cerca de 2 mil pessoas de vinte unidades de ensino participam dos exercícios. Nas regiões Norte e Noroeste, a ação acontece na Apae Campos, localizada a avenida Professora Carmem Carneiro, 398, no Parque Jardim Carioca. Já em Itaperuna, o simulado será feito também na Apae, localizado na rua Ruy Barbosa, 131, no centro da cidade.
— Os exercícios têm como objetivo garantir a segurança de todos, sem restrições. As atividades são direcionadas para os públicos específicos atendidos por cada instituição.Nossa missão é ensinar como prevenir, identificar e agir em situações de risco, avaliandoas peculiaridades de cada grupo. Esse é só o projeto-piloto. Ano que vem pretendemos ampliar a capilaridade, beneficiando ainda mais pessoas — afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), coronel Leandro Monteiro.
A iniciativa é inédita no Brasil e tem como objetivo instruir alunos, equipe pedagógica e equipe de apoio para lidar com situações de emergência, como incêndios e desastres naturais, por exemplo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS