Avenida XV de Novembro finalmente é liberada, após nove meses de espera
Catarine Barreto e Mário Sérgio Junior 15/09/2023 11:42 - Atualizado em 15/09/2023 12:37
  • Avenida XV de Novembro liberada nesta sexta

    Avenida XV de Novembro liberada nesta sexta

  • Prefeito de Campos e Secretário de Estado de Infraestrutura e Cidades

    Prefeito de Campos e Secretário de Estado de Infraestrutura e Cidades

  • Avenida XV de Novembro liberada nesta sexta

    Avenida XV de Novembro liberada nesta sexta

  • Avenida XV de Novembro liberada nesta sexta

    Avenida XV de Novembro liberada nesta sexta

 
Após nove meses de espera, a liberação da avenida XV de Novembro, em Campos, foi parida nesta sexta-feira (15). O trecho entre as ruas Barão de Miracema e Voluntários da Pátria foi fechado em dezembro do ano passado, após queda do dique do rio Paraíba do Sul, em Campos. A desinterdição total da via contou com a participação do prefeito Wladimir Garotinho, que esteve acompanhado do superintendente da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Cidades, Luiz Gustavo, e do secretário municipal de Defesa Civil, Alcemir Pascoutto. 
A reconstrução do dique foi feita através de parceria entre a Prefeitura de Campos e o Governo do Estado, que foi destacada pelo prefeito Wladimir. "Foi uma obra importante, depois de uma coisa atípica que aconteceu, algo que nunca tínhamos visto. Eu queria agradecer a celeridade em que o Governo do estado atendeu ao nosso pedido, assim como o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), Rodrigo Bacellar. Eu tinha a preocupação com o volume de água do rio Paraíba, mas o Estado agiu de maneira rápida, veloz e com a qualidade necessária”, disse.

Com relação a extensão do dique e possível rompimento futuramente, Wladimir acredita que isso não ocorrerá. "Não existe perigo do dique, mas esse trecho também não mostrava nada e foi uma surpresa para todos, em um período de muita chuva. Mas a princípio não tem preocupação, mas caso aconteça alguma outra tragédia estaremos prontos a acionar quem tiver que acionar para resolver, mas aparentemente não tem nada”, comentou.

A fala foi seguida por Pascoutto, que citou também sobre o dique do lado de Guarus. "Nós temos a questão das árvores e o prefeito já solicitou que nós fizéssemos o levantamento, para poder ter uma visão cada vez mais clara do dique e isso permitirá que nós tenhamos um acompanhamento. É claro que um dique bastante antigo merece uma atenção, e isso o prefeito já fez nesse primeiro momento, quando aconteceu esse problema. Nós acreditamos que um trabalho de união com a secretaria estadual, municipal e o governo federal nos traga resultados bem favoráveis aqui para nossa região”, explicou.
A reconstrução incluiu a contenção no trecho, recuperação do calçamento, pavimentação e sinalização em mais de 120 metros da avenida XV de Novembro, atingida com o rompimento. "Entendemos a importância do dique para a população de Campos. Ele tem a função de conter as águas do Rio Paraíba em épocas de cheia. Essa reconstrução é uma das maiores e mais importantes obras de engenharia civil na cidade. Vamos continuar investindo em infraestrutura em todas as regiões do estado, com o objetivo de melhorar a vida da população", afirmou o secretário estadual de Infraestrutura e Cidades, Uruan Andrade.
Os comerciantes do entorno comemoraram a conclusão da obra e liberação da via. "Hoje é uma realização essa avenida estar aberta. Os carros não passavam mais por aqui e o movimento caiu, mas agora a expectativa é boa. Vamos recuperar os clientes e ter vida nova de novo", comemorou o comerciante e morador Marcelo Oliveira.

Ponte da Lapa - Durante a coletiva, o secretário da Defesa Civil foi questionado sobre a ponte Saturnino de Brito, conhecida com Ponte da Lapa, e sua manutenção: "Nós tivemos uma equipe de engenheiros que estiveram aqui e nós fizemos uma vistoria com o apoio da Defesa Civil e, a princípio, não viram qualquer coisa que pudesse trazer transtornos para nós nos períodos de cheias do rio. Nós aguardamos qualquer outro tipo de posicionamento, como o prefeito bem falou, com relação até ao próprio Cais da Lapa, nós estamos verificando não só a questão da ponte, mas também em toda esta extensão do dique". 
Rompimento - Parte do dique da avenida XV de Novembro se rompeu no dia 19 de dezembro, após fortes chuvas atingirem a cidade de Campos. O problema ocorreu, segundo a Prefeitura, em decorrência do afundamento de um bueiro, que não suportou a quantidade de água no local.

Na ocasião, equipes da Secretaria de Estado das Cidades, com o acompanhamento do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), iniciaram as obras, que tinha previsão de término de 180 dias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS