Campos irá pagar o Piso Nacional da Enfermagem com retroativo a maio
15/09/2023 11:06 - Atualizado em 15/09/2023 11:11
Secretário de Saúde de Campos, Paulo Hirano
Secretário de Saúde de Campos, Paulo Hirano / César Ferreira - Secom Campos
O município de Campos irá pagar o Piso Nacional da Enfermagem a todos os servidores da categoria que ainda não estão enquadrados dentro do piso. O pagamento ainda não tem data definida, mas será retroativo a maio. A informação foi dada pelo secretário de Saúde de Campos, Paulo Hirano, durante sua participação no programa Folha no Ar, da rádio Folha FM 98,3, desta sexta-feira (15).
Segundo Hirano, a lei para o pagamento do piso já está pronta e em breve será encaminhada à Câmara de Vereadores. A pasta aguarda apenas um fechamento definitivo das regras do Ministério da Saúde para que o pagamento seja efetivado. O secretário de Saúde também informou que a verba referente ao Piso já está conta da Prefeitura.
"Em relação ao Piso Nacional da Enfermagem, o recurso já está na conta do município só que as regras para que seja efetivado houve um gap direcionado pelo próprio Ministério da Saúde. Não foi por morosidade nossa, absolutamente. É por conta de as regras ministeriais foram se modificando na linha do tempo, fecha-se uma questão hoje e daqui a dois dias muda tudo de novo. E a gente estava esperando um fechamento final, porque o acompanhamento dessa decisão está sendo feito via Ministério da Saúde, sendo feito via Consems, Conasems, todas as instituições constituídas que dizem respeito à saúde estão integradas nesse processo. Então, é um movimento conjugado. A gente já está com a lei pronta para poder enviar para a Câmara, dentro das regras determinadas pelo Ministério. E assim que for liberado ministerialmente a regra final, nós já iremos implantar e faremos o repasse imediato. O prefeito já determinou o repasse imediato, retroativo a maio, do Piso Salarial da Enfermagem daqueles que ainda não estão no piso. A gente tem um grupo muito grande dos nossos funcionários que hoje já recebem acima do Piso. Então, a gente vai consolidar sim, esse dinheiro já está na conta e será retroativo a maio. A gente tem dados que foram extraídos pelo próprio Ministério da Saúde, que é quem determinou quem estaria dentro do contexto, porque tem que estar todo equilibrado dentro do seu CPF, da sua função e que estão alocados em uma das unidades de saúde que tenha o Cnes (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde)", informou Paulo Hirano.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS