Evento na Praça do Santíssimo Salvador promove discussão pelo fim da violência contra mulher
Ingrid Silva (estagiária) 25/08/2023 16:46 - Atualizado em 25/08/2023 17:34
  • Agosto Lilás (Foto: Rodrigo Silveira)

    Agosto Lilás (Foto: Rodrigo Silveira)

  • Agosto Lilás (Fotos: Rodrigo Silveira)

    Agosto Lilás (Fotos: Rodrigo Silveira)

  • Agosto Lilás (Foto: Rodrigo Silveira)

    Agosto Lilás (Foto: Rodrigo Silveira)

  • Agosto Lilás (Foto: Rodrigo Silveira)

    Agosto Lilás (Foto: Rodrigo Silveira)

A Praça do Santíssimo Salvador, em Campos, foi palco da Ação Global, evento dentro do Agosto Lilás, mês que promove conscientização pelo fim da violência contra as mulheres. O mês foi escolhido pelo aniversário da Lei Maria da Penha. Organizado pela Subsecretaria Políticas para as Mulheres e contando com a presença de outras subsecretarias, como a de Igualdade Racial, por exemplo, o evento aconteceu até às 16h e levou, além de discussões sobre a violência contra a mulher, diversos serviços. A ação aconteceu também pelo Dia Laranja, lembrado no dia 25 de cada mês através de uma lei municipal. 
“Todo mês a gente faz uma ação onde a gente possa sensibilizar a população como um todo dessa questão de qual a responsabilidade deles nessa pauta”, contou a subsecretária da pasta, Josiane Morumbi.
Além de música ao vivo, o evento contou com trancistas, testes de glicose, aferição de pressão, oferta de vagas de emprego, confecção da segunda via de documentos, corte de cabelo e até mesmo colocação de películas de celulares. A agricultura também esteve presente, mostrando projetos voltados para as mulheres da área e distribuindo de mudas de plantas. Na área da educação, teve programa de incentivo à leitura com o projeto “Goiabada com chuvisco”. 
“É muito importante esse evento de política pública voltada para a mulher. Também é bacana de ver a mulher buscar a ajuda necessária em casos de violência. Eu nunca vi um trabalho voltado para as mulheres ser tão divulgado, mas agora estão dando bastante ênfase para isso. É muito importante”, disse a enfermeira Juliana Rangel.

“O mês de agosto é aniversário da Lei Maria da Penha, que é uma das três melhores leis do mundo na questão de defesa dos direitos das mulheres. Então, não tem como a Subsecretaria não fazer uma ação para que a gente consiga mostrar para a população que a política pública é transversal. Não é só a Subsecretaria a única responsável por desenvolver, combater e fazer o enfrentamento à violência contra as mulheres, mas toda a sociedade civil", explicou a subsecretária. (I.S.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS