Delegação de Natação do Rio de Janeiro embarca para os Jogos Escolares Brasileiros 2024 em Pernambuco
- Atualizado em 30/09/2024 13:42
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A equipe de natação do Estado do Rio de Janeiro embarcou nesta segunda-feira (30) para Recife, onde disputará os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024. O evento, que acontece pela primeira vez em Pernambuco, reunirá cerca de 9 mil atletas, técnicos e membros da equipe técnica de todas as regiões do Brasil. As competições, que começaram no último dia 20 de setembro, seguem até o próximo dia 3 de outubro.

Entre os destaques da delegação carioca está a jovem nadadora campista Nicole de Thuin, de apenas 14 anos. Nicole competirá nas provas de 50 e 100 metros livre, além dos 50 metros borboleta. Ela chega à competição com grandes expectativas, principalmente após conquistar, em maio deste ano, o título de campeã brasileira nos 50 metros livre. A atleta também carrega no currículo duas medalhas de prata nos revezamentos 4x50 metros livre e medley, conquistadas nos Jogos Escolares Brasileiros de 2022, realizados em Brasília.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação


Filha do campeão mundial Raphael Thuin, Nicole vem se destacando no cenário da natação nacional e está confiante para a disputa. “Eu venho treinando bastante para esta etapa que vai reunir os melhores nadadores de cada estado brasileiro. Espero poder conquistar mais uma medalha”, disse a atleta.

Os Jogos Escolares Brasileiros são uma das maiores competições estudantis do país, promovidos pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e pelo Ministério do Esporte, com apoio do Governo de Pernambuco. A competição tem como objetivo principal incentivar a prática esportiva entre os jovens, promovendo valores como educação, integração social e espírito competitivo saudável.

Além de ser um momento de celebração do esporte escolar, o JEBs também serve como seletiva para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que acontecerão em dezembro deste ano em Bucaramanga, na Colômbia. Segundo o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Alexandre Schneider, "a competição é uma oportunidade única para os jovens atletas mostrarem seu talento, ao mesmo tempo em que aprendem lições importantes para a vida".

Os JEBs 2024 abrangem uma ampla variedade de modalidades olímpicas, não olímpicas e paralímpicas. Ao todo, 18 esportes serão disputados, entre eles natação, atletismo, futsal, vôlei e judô, envolvendo jovens de 12 a 14 anos, tanto no masculino quanto no feminino. A última edição do evento foi realizada em Brasília, no Distrito Federal.

Fonte: Ascom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS