Vilas olímpicas e casas dos esportes de Campos passam a ser administradas e geridas pela secretaria de Educação
Antes geridos e administrados pela Fundação Municipal de Esportes (FME), 12 espaços destinados à prática esportiva em Campos passaram a ficar sob responsabilidade da secretaria municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). Trata-se das sete vilas olímpicas e das cinco casas de esportes existentes no município, conforme publicado segunda-feira (18) no Diário Oficial da Prefeitura. Em breve, o número de núcleos esportivos geridos e administrados pela Educação subirá para 15, pois outras três vilas olímpicas estão sendo construídas. Já o espaço esportivo do Jardim São Benedito e a sede da FME seguem sob responsabilidade da própria FME.
Na segunda-feira, o processo de transição foi tema de uma reunião entre representantes das duas pastas. Participaram do encontro o secretário e a assessoria técnica da Seduct, Marcelo Feres e Catia Melo, além do presidente e do diretor-financeiro da FME, Luciano Viana e Maurício Lemos, respectivamente. Já na terça-feira (19), Marcelo e Luciano se reuniram com os coordenadores dos equipamentos e a assessora da diretoria de Esportes, Aline Nogueira, para orientar quanto à mudança e traçar novas metas.
— Essa é uma grande oportunidade para nossos alunos estarem ainda mais próximos do esporte — disse o secretário Marcelo Feres. — Esse é o caminho para continuarmos avançando na educação pública de qualidade, e essa parceria vai beneficiar não apenas a nossa rede municipal, mas toda a sociedade de Campos. Por meio do esporte, as crianças e os adolescentes das nossas escolas poderão sonhar mais alto e se tornar atletas profissionais. Essa união representa muito mais do que apenas transferir a gestão para a secretaria de Educação; significa abrir portas e caminhos, garimpar futuros atletas e impulsionar nossos estudantes rumo a uma carreira profissional, levando o nome de Campos para fora do país — destacou.
Atualmente, estão em funcionamento as vilas olímpicas Valdir Pereira, no Parque Guarus; Lulu Beda, no Jardim Carioca; Amaro Silveira, no Parque Santa Clara; Bruno Rangel, no Alphaville; Ederval Venâncio, em Travessão; João de Souza, no Parque Esplanada; e Antônio João de Faria, no Jóquei Clube. Além disso, encontram-se em fase de construção vilas olímpicas no Parque Eldorado e em Ururaí e Goitacazes. As casas de esportes, por sua vez, funcionam no Parque Santa Rosa (em duas unidades), no Turfe Clube e no Jóquei.
Projetos — O planejamento é de que a FME e a Seduct atuem de forma conjunta em algumas ações, visando ao desenvolvimento do público infantil. Entre as ações confirmadas, destacam-se capacitações aos profissionais das vilas olímpicas e das casas dos esportes, por meio da Escola de Formação dos Educadores Municipais (Efem); e a realização dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais.
— Os Jogos Estudantis são um projeto maravilhoso. Posso dizer com propriedade, pois foi através dele que eu me tornei um jogador profissional — disse o ex-futebolista Luciano Viana. — Vamos proporcionar aos alunos das nossas escolas a prática do esporte em várias modalidades, com esse apoio. Esses atletas, com certeza, vão conseguir alçar voos maiores. Estamos muito felizes por saber que, junto com a Educação, a Fundação de Esportes vai oferecer maior apoio aos alunos das escolas municipais e aos atletas da cidade — enfatizou.
Outra proposta da parceria entre a FME e a Seduct é fazer projetos voltados aos alunos assistidos pela Escola de Aprendizagem Inclusiva.