Comércio à espera do frio para aquecer vendas
Joseli Matias 29/06/2024 08:12 - Atualizado em 29/06/2024 08:12
Coleção outono/inverno
Coleção outono/inverno / Rodrigo Silveira
O comércio de Campos se preparou para as vendas de outono/inverno, mas o frio não chegou, pelo menos até agora. Com as temperaturas acima do normal, o segmento de roupas e calçados tem amargado baixa procura e estoques encalhados, e já faz promoções, em plena estação.
— Infelizmente, este ano estamos passando por uma alteração no nosso clima. Estamos até hoje praticamente com temperaturas de verão. O nosso comércio de vestuário e tecidos, que se preparou para o outono/inverno está amargando com estoques altos. Esperamos que em julho a temperatura caia, para que possamos vender mais as roupas e tecidos da estação. Vamos torcer — afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, José Francisco Rodrigues.
O Sindicato do Comércio Varejista de Campos (Sindivarejo) reforça que os dias quentes registrados na região não favorecem o comércio local, já que os empresários se programaram e renovaram o estoque das lojas com a nova coleção, que é de inverno. “A população campista vem sofrendo com a mudança climática, a cidade praticamente não tem mais inverno. No ano passado, por exemplo, foram registrados poucos dias de baixa temperatura”, destacou o presidente do Sindivarejo, Maurício Cabral.
O que ainda tem incentivado um pouco as compras de produtos de inverno, segundo o presidente do Sindivarejo, são as viagens feitas pelos campistas na folga. “Estamos observando um movimento grande dos campistas em busca da região Serrana nos finais de semana, ação que contribui um pouco para aquecer as vendas dos produtos de inverno”.
— Este ano ainda não comprei um moletom sequer. O tempo está muito quente. Vou esperar um pouco mais para ver se o tempo esfria. A ideia é comprar uns artigos novos para o look da festa da Pecuária, mas só se o inverno chegar de verdade — contou a estudante Carolina Nogueira, de 23 anos.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros permanecem nas alturas neste sábado (29), quando a máxima deve chegar a 35ºC, mas a temperatura cai bastante no domingo (30), com máxima prevista de 24ºC, e volta a subir na segunda-feira (1º), anunciando um início de julho bastante quente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS