Firjan NF e Porto do Açu realizam segunda edição do ‘Conexões para Inovação’
Sob o tema “Como impulsionar o ecossistema de inovação de Macaé”, a Firjan Norte Fluminense e o Porto do Açu promovem na próxima terça-feira (5), às 15h, na Firjan Senai Macaé, a segunda edição do “Conexões para Inovação”. O encontro vai reunir empresas que são referência mundial em processos de inovação, além de startups e empreendedores da região, a fim de debaterem projetos inovadores e geração de novos negócios. As inscrições já podem ser feitas neste link e as vagas são limitadas.
— Depois de uma primeira edição de sucesso no Porto do Açu, a Firjan e o Porto realizam uma nova edição em Macaé. A inovação está ao alcance de todas as empresas de todos os portes e setores, e assim esperamos contribuir para inspirar novas ideias e novos negócios — disse o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.
— Com eventos como esse, a Firjan e o Porto do Açu buscam estimular o desenvolvimento do ecossistema de inovação, para que empresas e startups formem novas parcerias, otimizando custos e maximizando resultados. Dessa forma, contribuímos com a melhoria do ambiente de negócios da região — disse Wanderson Primo, gerente de Relacionamento com a Comunidade do Porto do Açu e conselheiro da Firjan Norte Fluminense.
O encontro vai reunir representantes da academia, poder público, startups, empresas e instituições como a Firjan e o Porto do Açu, e haverá ainda um momento de confraternização para troca de contatos e apresentações. Participam da mesa de debates a chefe de gabinete da secretaria de Desenvolvimento Econômico de Macaé, Mariana Previtali; o professor Allan Cormack, diretor do Inova UFRJ; Camillo Torquato, sócio fundador da T&D Sustentável; Fredjoger Mendes, gerente de operações da Vallourec; Giovanna Carneiro, pesquisadora da SLB; e Glauco Nader, coordenador do Grupo de Trabalho de Inovação da Firjan Norte. A mediação ficará a cargo do especialista em Inovação da Casa Firjan, Marcos André Farias de Oliveira, profissional com mais de 15 anos de atuação no fomento ao empreendedorismo e à inovação.
O grupo vai discutir formas de estimular a inovação dentro das empresas e apresentar casos de sucesso, como, por exemplo, os da T&D Sustentável, que criou um Sistema de Economia de Água (SEA) com queda de até 70% do consumo. A Vallourec, líder mundial em soluções tubulares premium, criou, por meio de sua equipe de IoT (do inglês, Internet das Coisas), um robô que realiza a manutenção dos tubos, aumentando a produtividade e diminuindo custos. Já a SLB, uma das maiores prestadoras de serviço de petróleo do mundo, desenvolve novas tecnologias para acelerar a transição energética, além de promover programas de inovação para empreendedores com aportes de até R$ 2 milhões.
Primeira edição
Em abril deste ano, a Firjan e o Porto realizaram a primeira edição do evento, no Centro de Visitantes do Porto do Açu, que contou com cerca de 100 representantes de empresas, startups e entidades ligadas à inovação de pelo menos cinco cidades do Norte Fluminense e da Região dos Lagos. Treze startups puderam expor seus produtos e serviços, como a “Letras e Bits”, que utiliza apenas energia elétrica para transformar águas poluídas prontas para reuso. Outra startup, a “Bio Tintas”, utiliza o princípio ativo de pimentas na pintura de cascos de navios, o que diminui os tempos de manutenção e os custos.
O encontro contou com representantes de instituições como o IFF e a própria Firjan; de empresas de Campos, Macaé, São João da Barra, Quissamã e Rio das Ostras; e de membros da Prefeitura de Campos, como o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva; a subsecretaria de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora; e o diretor de Inovação, da secretaria de Petróleo, Energia e Inovação, Luis Magalhães. O especialista da Casa Firjan, Marcos André Farias de Oliveira, responsável por uma palestra no evento, destacou a importância da integração entre as instituições para desenvolver o ambiente de negócios.
Fonte: Firjan