8º BPM comemora 99 anos de atividade nesta quarta-feira
Catarine Barreto - Atualizado em 30/08/2023 14:37
  • Aniversário dos 99 anos do 8º BPM

    Aniversário dos 99 anos do 8º BPM

  • Aniversário dos 99 anos do 8º BPM

    Aniversário dos 99 anos do 8º BPM

  • Aniversário dos 99 anos do 8º BPM

    Aniversário dos 99 anos do 8º BPM

  • Aniversário dos 99 anos do 8º BPM

    Aniversário dos 99 anos do 8º BPM

 
O 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) comemorou, nesta quarta-feira (30), 99 anos de funcionamento. O batalhão, que é instalado em Campos, atende ainda os municípios de São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e São Fidélis. Uma solenidade foi realizada na manhã desta quarta, com a presença de autoridades policiais e municipais.
O comandante do 8 BPM, Tenente-coronel Ricardo Alexandre da Cruz, que assumiu o comando da área em dezembro de 2022, falou sobre a importância da data. “ Hoje é uma data significativa, com os 99 anos do batalhão que tem uma história muito bonita, com uma expressão muito grande na região, sendo o maior batalhão do Estado do Rio, em termo de extensão territorial, já que atende quatro municípios. Estamos muito felizes pela data”, falou o comandante.

O coronel Rodrigo Ibiapina Chiaradia, que esteve à frente do 8º Batalhão da Polícia Militar e agora é comandante do 6º Batalhão de Policiamento de Área (CPA) falou sobre o tempo que ficou no comando e elogiou a tropa que faz parte da unidade.

— O 8º Batalhão é um dos mais importantes do Estado do Rio e hoje, no cenário fluminense, tem um efetivo grande. Ele cobre a maior área do Rio de Janeiro. Foi um prazer enorme ter comandado esse batalhão, apesar de ter tido um tempo curto, ainda tenho um pedaço do 8º BPM como comandante do 6º CPA. Moro em Campos e hoje, para mim, é uma festa agradável, tendo a presença de uma tropa aguerrida — falou Ibiapina.

O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, esteve presente e destacou a importância da unidade. Wladimir ainda disse que tem conversado com o governador Claudio Castro e com o comando geral da PM para que o 8º BPM tenha um maior efetivo de policiais.
“Temos a satisfação de ter um batalhão tão funcional, operacional e com tantos resultados positivos aqui para nossa cidade e região. Mesmo com problema de efetivo, toda vez que nós vamos brigar no Rio junto ao governador e o comandante da Polícia Militar por mais efetivo para nossa região, eles nos apresentam os números, as estatísticas, e como Campos tem bons números, nós nunca conseguimos esse efetivo maior, mas temos a esperança com o novo concurso que está por vir de poder aumentar de fato nosso efetivo”, disse o prefeito.

Estiveram presentes também autoridades da área de segurança pública, como o comandante da Guarda Civil Municipal, Wellington de Souza Levino, e o Secretário de Ordem Pública, Jackson Sousa.

— A Guarda Civil Municipal está aqui prestigiando esse grande evento. É uma instituição com a sua grandiosa importância para nossa região. Estamos orgulhosos da nossa parceria —explicou Levino.

A parceria também foi destacada por Jackson. “ Hoje nós fazemos um trabalho integrado, entre Ordem Pública e o 8º BPM. Com essa parceria, quem ganha é o povo. E sempre que precisamos, estamos unidos”, destacou o secretário de Ordem Pública.

Fernando Loureiro, presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC) e Edvar Júnior, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), participaram da solenidade representando o setor econômico do município.

— Essa parceria é fundamental para nossa segurança e preocupação por um futuro melhor. Nós temos uma polícia atuante. Parabenizo o comandante do 8º BPM e digo, com certeza, que o seu trabalho está sendo muito bem conduzido e tem sido olhado pelas entidades como uma forma excelente — disse Fernando.

Mesmas palavras destacadas por Edvar. “ O tenente faz um excelente trabalho aqui na região e eu até pedi para que ele esteja no centenário, porque para mim já começou desde agora. Temos hoje um policiamento rural e vários outros trabalhos com parcerias não só com o Segurança Presente, mas com segurança de outras entidades. Isso nos ajuda muito e vamos seguir unidos pela nossa região”, disse o presidente da CDL. (C.B.)




ÚLTIMAS NOTÍCIAS