Iniciativa privada entrega pintura da fachada da Igreja da Lapa no sábado
A entrega da pintura da fachada da Igreja de Nossa Senhora da Lapa, na área central de Campos, está marcada para o próximo sábado (14), a partir das 9h. Com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, a revitalização da parte externa do prédio histórico teve início em 7 de novembro, com ajuda da iniciativa privada.
Para a realização da obra, foi firmada parceria entre a Santa Casa de Misericórdia de Campos, instituição proprietária da igreja, e a empresa Neves e Rangel Tintas, que cedeu o material e a mão de obra para a pintura, ficando responsável também pela execução do trabalho. A igreja está localizada de frente para o Rio Paraíba do Sul, no bairro da Lapa.
A pintura da fachada nas mesmas cores (branco, amarelo e azul) integra as obras de revitalização do Centro Histórico de Campos, que têm a coordenação da Secretaria de Turismo. Por ser um dos bens tombados do município, o Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (Coppam) precisou autorizar o serviço.
Inicialmente, a entrega seria no último dia 7. O subsecretário de Turismo, Edvar Chagas Junior, explicou que foi necessário mudar a data de entrega da obra porque ela não ficaria pronta a tempo. “A equipe está atuando na parte mais alta da igreja, que é bem trabalhosa e requer cuidados. A gente achou que daria tempo de entregar no último sábado, mas não foi possível”, disse Edvar.
O sócio-diretor da Neves e Rangel Tintas, Ciro Neves, afirmou que a revitalização da Igreja da Lapa é um compromisso com a história, com a cultura e com o futuro da cidade. “Cada pincelada traz à tona a grandiosidade desse ícone, que é símbolo da nossa tradição e identidade”, disse ele, ressaltando que:
“A Neves e Rangel Tintas tem orgulho de apoiar a revitalização da igreja, um dos marcos históricos mais importantes de Campos, que faz parte de um grande projeto de reconstrução do Centro Histórico da cidade, que busca preservar nossa memória e trazer de volta a beleza e a importância dos nossos patrimônios”, acrescentou.
No momento, a Prefeitura vem atuando pela revitalizar a área do centro histórico da cidade. O Cais da Lapa, outra referência, já foi repagina e abriga eventos. A Igreja da Lapa é outra referência patrimonial que precisava desse reparo.