Folha Letras - Poeta Carlos Drummond de Andrade em versos e no palco sempre atual
Dora Paula Paes 27/11/2024 10:03 - Atualizado em 27/11/2024 11:42
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As artes se alimentam uma das outras. O espetáculo “O Caso do Vestido”, uma adaptação do poema “Caso do Vestido”, de Carlos Drummond de Andrade, é um exemplo. A música é uma narrativa poética que explora temas de amor, traição, sacrifício e redenção. A história é contada do ponto de vista de uma mãe que revela a suas filhas o significado de um vestido pendurado em um prego na parede. Esse vestido pertence a uma mulher com quem o pai das meninas teve um caso amoroso, fonte de grande sofrimento... Em cena, alunos do Grupo de Teatro da Escola de Dança Ronaldo Vasconcelos mergulharam no poema homônimo do grande poeta, no fim de semana.
A atriz Laila Neves, de 21 anos, estudante de Artes Cênicas, se curva perante a obra de Drummond e a oportunidade, através do trabalho do professor e diretor Fernando Rossi. “É uma honra e uma grande responsabilidade trazer à vida uma personagem de tanto peso escrita por Drummond. Uma história que nos faz refletir o contexto social, religioso, o papel da mulher na sociedade daquela época e como esse comportamento ainda é visto nos dias de hoje e a complexidade do amor”, ressalta. No elenco, Laila tem a companhia dos dos colegas Valdiney Mendes, Adriana Jardim, Maria Clara Martins, Eduarda Chambarelli, Yasmim Nunes, João Pedro Velasco, Lucas Arantes e Klaus Andrade.
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“O Caso do Vestido” não é uma experiência nova para Rossi, contudo, ele destaca que foi “incrível” apresentar essa obra a essa turma de novos atores. Em 1997, Rossi com o grupo Cortinas Abertas do Sesi-Campos levou ao palco o espetáculo que foi vencedor de vários prêmios. Na ocasião, a Folha da Manhã, registrou o sucesso do espetáculo e de crítica. “Acredito no diálogo entre as artes: poesia, literatura, cinema, dança e teatro”, ressalta.
A adaptação para o teatro é de Aderbal Freire Filho. A narrativa é rica em metáforas e simbolismos. O vestido representa não apenas a infidelidade e a dor, mas também a redenção e o perdão. A mãe, ao aceitar o vestido e perdoar a amante, demonstra uma força e resiliência extraordinárias. A história também aborda a passagem do tempo e as mudanças que ele traz, tanto físicas quanto emocionais. A mãe envelhece e sofre, mas encontra uma estranha paz ao final, quando o marido retorna e a vida parece voltar ao normal, como se tudo não passasse de um sonho. Em única apresentação, no domingo (1º), na Santa Paciência Casa Criativa, às 20h, em Campos, é mais uma oportunidade para quem quiser conferir. O valor do ingresso será R$ 20 e 1kg de alimento.
Mineiro, nascido em 1902, Carlos Drummond de Andrade, poeta modernista brasileiro, é conhecido por sua habilidade em capturar a complexidade das emoções humanas. Considerado um dos maiores escritores do Brasil, fez parte da segunda geração modernista. Foi precursor da chamada “poesia de 30” com a publicação da obra “Alguma Poesia”. Um de seus poemas mais conhecidos é “No meio do caminho”. Falecido em 1987, aos 85 anos, o poeta fechou os olhos para a vida poucos dias após a morte de sua filha, a cronista Maria Julieta.
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Caso do Vestido
Carlos Drummond de Andrade

Nossa mãe, o que é aquele
vestido, naquele prego?

Minhas filhas, é o vestido
de uma dona que passou.

Passou quando, nossa mãe?
Era nossa conhecida?

Minhas filhas, boca presa.
Vosso pai evém chegando.

Nossa mãe, dizei depressa
que vestido é esse vestido.

Minhas filhas, mas o corpo
ficou frio e não o veste.

O vestido, nesse prego,
está morto, sossegado.

Nossa mãe, esse vestido
tanta renda, esse segredo!

Minhas filhas, escutai
palavras de minha boca.

Era uma dona de longe,
vosso pai enamorou-se.

E ficou tão transtornado,
se perdeu tanto de nós,

se afastou de toda vida,
se fechou, se devorou,

chorou no prato de carne,
bebeu, brigou, me bateu,

me deixou com vosso berço,
foi para a dona de longe,

mas a dona não ligou.
Em vão o pai implorou.

Dava apólice, fazenda,
dava carro, dava ouro,

beberia seu sobejo,
lamberia seu sapato.

Mas a dona nem ligou.
Então vosso pai, irado,

me pediu que lhe pedisse,
a essa dona tão perversa,

que tivesse paciência
e fosse dormir com ele...

Nossa mãe, por que chorais?
Nosso lenço vos cedemos.

Minhas filhas, vosso pai
chega ao pátio. Disfarcemos.

Nossa mãe, não escutamos
pisar de pé no degrau.

Minhas filhas, procurei
aquela mulher do demo.

E lhe roguei que aplacasse
de meu marido a vontade.

Eu não amo teu marido,
me falou ela se rindo.

Mas posso ficar com ele
se a senhora fizer gosto,

só pra lhe satisfazer,
não por mim, não quero homem.

Olhei para vosso pai,
os olhos dele pediam.

Olhei para a dona ruim,
os olhos dela gozavam.

O seu vestido de renda,
de colo mui devassado,

mais mostrava que escondia
as partes da pecadora.

Eu fiz meu pelo-sinal,
me curvei... disse que sim.

Sai pensando na morte,
mas a morte não chegava.

Andei pelas cinco ruas,
passei ponte, passei rio,

visitei vossos parentes,
não comia, não falava,

tive uma febre terçã,
mas a morte não chegava.

Fiquei fora de perigo,
fiquei de cabeça branca,

perdi meus dentes, meus olhos,
costurei, lavei, fiz doce,

minhas mãos se escalavraram,
meus anéis se dispersaram,

minha corrente de ouro
pagou conta de farmácia.

Vosso pais sumiu no mundo.
O mundo é grande e pequeno.

Um dia a dona soberba
me aparece já sem nada,

pobre, desfeita, mofina,
com sua trouxa na mão.

Dona, me disse baixinho,
não te dou vosso marido,

que não sei onde ele anda.
Mas te dou este vestido,

última peça de luxo
que guardei como lembrança

daquele dia de cobra,
da maior humilhação.

Eu não tinha amor por ele,
ao depois amor pegou.

Mas então ele enjoado
confessou que só gostava

de mim como eu era dantes.
Me joguei a suas plantas,

fiz toda sorte de dengo,
no chão rocei minha cara,

me puxei pelos cabelos,
me lancei na correnteza,

me cortei de canivete,
me atirei no sumidouro,

bebi fel e gasolina,
rezei duzentas novenas,

dona, de nada valeu:
vosso marido sumiu.

Aqui trago minha roupa
que recorda meu malfeito

de ofender dona casada
pisando no seu orgulho.

Recebei esse vestido
e me dai vosso perdão.

Olhei para a cara dela,
quede os olhos cintilantes?

quede graça de sorriso,
quede colo de camélia?

quede aquela cinturinha
delgada como jeitosa?

quede pezinhos calçados
com sandálias de cetim?

Olhei muito para ela,
boca não disse palavra.

Peguei o vestido, pus
nesse prego da parede.

Ela se foi de mansinho
e já na ponta da estrada

vosso pai aparecia.
Olhou pra mim em silêncio,

mal reparou no vestido
e disse apenas: - Mulher,

põe mais um prato na mesa.
Eu fiz, ele se assentou,

comeu, limpou o suor,
era sempre o mesmo homem,

comia meio de lado
e nem estava mais velho.

O barulho da comida
na boca, me acalentava,

me dava uma grande paz,
um sentimento esquisito

de que tudo foi um sonho,
vestido não há... nem nada.

Minhas filhas, eis que ouço
vosso pai subindo a escada.

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