Concurso Beleza Negra Estudantil em SJB é projeto de empoderamento
- Atualizado em 20/11/2024 10:37
Evento reuniu jovens de escolas municipais e estaduais
Evento reuniu jovens de escolas municipais e estaduais / Foto: Divulgação
O Concurso Beleza Negra Estudantil 2024 de São João da Barra escolheu, no último dia 13, os seus representantes. Os concorrentes deram um show de beleza, desenvoltura, simpatia e passarela no Grussaí Praia Clube. Diante da torcida animada e dos olhares atentos dos jurados, ficaram em primeiro lugar Ana Luíza, representando a Escola Municipal Amaro de Souza Paes, e Yuri Gabriel, do Colégio Estadual Admardo Alves Torres, ambos de 17 anos e moradores de Grussaí, onde ficam as duas unidades.
A organização do concurso, que está na primeira edição, é do jornalista André Souza, e sua realização foi possível por meio de um projeto aprovado no edital da Lei Paulo Gustavo, em São João da Barra. Segundo André, o evento tem o objetivo de inserir a diversidade dentro âmbito escolar e na sociedade como um todo. Logo na abertura do desfile uma coreografia abordou a importância da inclusão com a participação de pessoas com deficiências e a defesa dos direitos da população negra e da LGBTQIAPN+.
Presente no evento, o subsecretário municipal de Educação, Cláudio Andrade, falou da importância de investir nesse tipo de evento.
“Ele é fundamental dentro da educação em virtude das pautas que trabalhamos. O Brasil tem um passado estruturado em um sistema escravocrata que determinou em muitos âmbitos até onde certos grupos poderiam chegar na sociedade, a forma como alguns corpos seriam tratados e aceitos em todas as dimensões. Um projeto desta natureza contribui muito para a gente desconstruir esteriótipos e combater todos os tipos de violência, de preconceito”, destacou o subsecretário.
Puderam participar do concurso, alunos de 15 a 23 anos, com direito a premiação.
Fonte: assessoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS