Hoje é dia de folia com a passagem de oito escolas de samba pelo Cepop
Dora Paula Paes - Atualizado em 06/07/2024 11:02
O Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), em Campos, dá espaço para passar a alegria dos foliões. Desde a noite de sexta-feira (5), teve início o“Desfile dos Foliões 2024” e “Campos Folclore Folia! Escolas, Blocos e Bois Pintadinhos de Samba!”. A realeza do samba é responsávelpela abertura dos dois dias de desfile, cabendo ao Rei Momo, Udson Nunes, e a Rainha, Mickaella Alvarenga, as boas-vindas ao público que aguarda esse momento desde março. O evento segue neste sábado (6), com oito escolas de samba da cidade, a partir das 19h30.
Na sexta-feira, acontece o primeiro dia do desfile. Seis blocos de samba foram os primeiros a entrar na passarela do samba do Cepop. Logo depois, as escolas de samba Império da Baixada, Estação Primeira de Guarus e Tradição Alvi Anil vão apresentar suas alegorias e muito samba.
O evento tem o apoio logístico da Prefeitura, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), contando com os patrocínios de Águas do Paraíba e Grupo Barcelos, captados pela Associação dos Bois Pintadinhos de Campos (Aboipic), via Lei Rouanet e Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Neste sábado, a “Onça no Samba”, a preto e amarelo, que já foi campeã do Carnaval tradicional de Campos, será a primeira a desfilar.
Na sequência o público terá a oportunidade de assistir a “Mocidade Louca” entrar na passarela do Cepop. Logo depois, o brilho da “Ás de Ouro”, “Amigos da Farra”, “Madureira do Turfe”, “União da Esperança”, “Boi Sapatão” e “Ururau da Lapa”.
Nos barracões a movimentação foi intensa. A Escola de Samba Mocidade Louca, que já venceu o Carnaval de Campos algumas vezes, segundo seu presidente, Jorge França, foi um trabalho de montagem das alegorias num períodode três meses. “Vamos para a avenida com cerca de 600 componentes, três carros e muitas surpresas. Aqui no barracão todos vivem a expectativa para o desfile, pois será a exibição do resultado de um trabalho de muita dedicação ao Carnaval do município”, explica.
Outro barracão em que os trabalhos se intensificaram, nos últimos dias, é o da Escola de Samba União da Esperança, de Custodópolis. “Nós temos sempre um fio condutor, dentro do União da Esperança, de falarmos sobre o povo preto. Conversando com a comunidade, decidimos trazer um pouco da história do nosso bairro, a antiga Cidade de Palha, o Quilombo dos Custódios. O sentimento de pertencimento é muito grande aqui dentro do Quilombo Urbano de Campos”, conta o carnavalesco da agremiação, Cacá Soares.
Sobre o evento —Incentivado pelo Governo Federal, por meio da Lei Rouanet — estabelecida dentro Ministério da Cultura, com o número do Pronac 235932 —, também recebeu incentivo do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com o número de inscrição 6638. O evento da Aboipic tem a promoção do Movimento Gente Que Faz Cultura.
Enredos das escolas no sábado
01 - Onça no Samba
Presidente: Bruno Gomes
Carnavalesco : Sidinho Ramos
Enrendo: Polêmico sim,mas por quê não?
Marcelo Sampaio, vida e obra de um irriquieto sambista das letras e artes.
Cores da escola: Preto, amarelo e branco

02 - Mocidade Louca
Presidente: Jorge França.
Carnavalesco: Marcelo Marques
Enredo: Mergulhei nas ondas do infinito, e fiz o meu enredo nas profundezas do mar, pelas barbas de Netuno. Que lenda maravilhosa a Mocidade encontrou naquele lugar, onde até Janaína aparece!!!
Cores da escola. Azul, vermelho e branco

05 - Madureira do turf
Presidente: Fabiano Velasco
Carnavalesco: Douglas Palluzzo
Enredo: São João da Barra, cidade de povo guerreiro e feliz
Cores: Azul, Rosa e Branco

06 - União da Esperança
Presidente – Maria Lúcia
Carnavalesco – Kaka Soares
Enredo: Povo preto em um quilombo verde e rosa
Cores: Verde e Rosa

07 - Boi Sapatão
Presidente: Sérgio Viana
Carnavalesco: Sérgio Viana
Enredo: Natal encantado: O reino da alegria na passarela do samba

08 - Ururau da Lapa
Presidente: Leonardo Braz
Carnavalesco: Joyce Vasconcelos
Enredo: A Fé que nos move
*Duas escolas até o fechamento não divulgaram
Com informações de assessoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS