"Olha o pintinho!", grita o empreendedor do pintinho amarelinho na região
Dora Paula Paes - Atualizado em 22/06/2024 08:34
Divulgação
“Olha o pintinho!”, basta esse grito para alertar as crianças da aproximação do vendedor de brinquedos, Paulo Henrique Ribeiro da Silva. Sua mercadoria, o “pintinho amarelinho”, também tem transformado Paulo Henrique em meme. Seus áudios são frequentes no Whatsapp, além de seus vídeos que circulam em redes sociais. Tem sempre um adulto, também, pedindo um áudio ou para fazer uma foto com ele. “Sei que virei meme”, diz ele, rindo, ao mesmo tempo rouco de tanto gritar pelas ruas. No momento, suas vendas têm se concentrado em São João da Barra, desde que se mudou para a cidade.

Campista, ele deixou Campos aos 15 anos, quando foi atrás de um trabalho na capital. Mas, foi em Alcântara, bairro de São Gonçalo, que começou a vender brinquedos. “Eu vendi muito macaquinho baterista. Sempre trabalhei como ambulante de brinquedos, mas hoje o pintinho amarelinho é meu ganha pão. Hoje, com a minha venda pago R$ 500,00 de aluguel, então é ele meu alimento é meu teto. Deus abençoe aqueles que compram comigo e os que não podem comprar, mas se divertem.”, disse ele.

Com o chamado: “Olha o pintinho, mãe. Cadê a criança?”, em tempos de crianças quase nascendo no mundo digital e celulares nas mãos, o vendedor ambulante não tem medo da concorrência com a tecnologia. “Tem muita criança que compra o pintinho comigo. As crianças de dois, quatro, até sete anos são as mais encantadas com o pintinho. Se a criança gostar, o pai e a mãe acabam comprando”, ainda ressalta.

Empreendedor do comércio do pintinho amarelinho, Paulo Henrique fala que tem disposição para ir vender sua mercadoria. Além das praias e da sede de São João da Barra, ele anda por Campos e São Francisco de Itabapoana. “Todo mundo me conhece como “Pintinho”, ainda reforça. E não é que conhece mesmo? O editor gráfico desta página, quando recebeu a foto do material, Eliabe Souza, se desmanchou de rir com seu desafio de estampar “Pintinho” na capa da Folha 2. “Não acredito. Eu encontrei com ele no Centro, e Maria minha filha me fez comprar o pintinho. Ele é uma figura”, salienta Souza.

Recentemente, até a prefeita de São João da Barra, Carla Caputi, durante um evento, acabou levando um pintinho para casa. E assim, ele segue fazendo negócio e, acima de tudo, arrancando gargalhadas...
- Sei que virei meme. Olha o pintinho, mamãe! Sei que todo mundo me filma, tira foto comigo, até a prefeita de São João da Barra, comprou comigo. As pessoas pedem meu áudio para colocar toque de celular ou para brincar com alguém. Todo mundo me conhece - disse Pintinho ocupando seu posto de subcelebridade da região.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS