Campos celebra 189 anos da elevação a cidade nesta quinta-feira
Matheus Berriel - Atualizado em 27/03/2024 09:29
Praça do Santíssimo Salvador
Praça do Santíssimo Salvador / Foto: Secom/Arquivo
Ocupado pelos Sete Capitães em 1967 e fundado enquanto vila em 1677, o território correspondente a Campos dos Goytacazes tem o dia 28 de março convencionado como seu aniversário. Isso porque foi nessa data, em 1835, que a então Vila de São Salvador foi elevada à condição de cidade. Uma programação chegou a ser preparada pela Prefeitura para comemorar os 189 anos da elevação nesta quinta-feira (27), mas vários eventos precisaram ser cancelados em decorrência dos temporais no último final de semana e das novas chuvas previstas para os próximos dias. A princípio, o show do cantor de pagode Vitinho segue mantido para esta quinta, às 21h, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), com entrada gratuita. Porém, não está descartada a possibilidade de mais um adiamento.
Mudanças — Um dos eventos já adiados foi a quarta edição do Adora Campos, que aconteceria no último sábado (23), no próprio Cepop. Ainda sem nova data definida, o festival engloba shows do cantor gospel Fernandinho e de ministérios locais.
— Não temos condições de fazer o evento com esse volume de água previsto para amanhã (domingo, 25) — informou o prefeito Wladimir Garotinho, que também adiou a abertura do Espaço de Esporte e Lazer na comunidade Terra Prometida, agendada para sexta-feira (23), entre outras inaugurações. — Peço desculpas ao povo de Campos, mas é para segurança de todos nós. Se puderem, fiquem em casa e evitem deslocamento. Toda a Prefeitura está de prontidão para atender à população neste período de fortes chuvas. Evite qualquer tipo de deslocamento — alertou o prefeito Wladimir Garotinho na sexta-feira (22), dia em que foi anunciado o cancelamento.
Também em Campos, foi adiada a 43ª encenação da “Paixão de Cristo” pelo Grupo de Teatro Sacro, com participação do Ministério Blessed pelo segundo ano consecutivo. Antes agendada para a próxima sexta (29), a apresentação marcaria o retorno do espetáculo teatral à praça do Santíssimo Salvador, após dois anos de cancelamento durante a pandemia da Covid-19, em 2020 e 2021, e duas edições no Teatro Municipal Trianon, em 2022 e 2023.
SJB — Em São João da Barra, a Prefeitura suspendeu os eventos programados para o próximo fim de semana. São eles as encenações da “Paixão de Cristo”, que aconteceriam nesta sexta, na sede e em Barcelos; a Exposição de Carros Antigos, prevista para ocorrer de quinta (28) a domingo (31), no Balneário de Atafona; e o Festival do Caranguejo, antes marcado para sábado (30) e domingo, no Polo Gastronômico de Grussaí.
— O adiamento dos eventos, que serão realizados em uma data ainda a ser definida, acontece em função das fortes chuvas que atingiram o município — informou o poder público sanjoanense em nota. (M.B.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS