Lagoa de Cima sedia o Campos Acqua Fest desta quinta até domingo
Começou nesta quinta-feira (2) e vai até o próximo domingo (5) a primeira edição do Campos Acqua Fest, em Lagoa de Cima. Trata-se do primeiro encontro de jet skis com âmbito nacional no balneário campista. A realização é do grupo Família Campos Jet, com apoio da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. Estão confirmados grupos de jet skis de Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Goiás e do Distrito Federal.
A expectativa é de que durante o evento estejam presentes 150 embarcações, totalizando 300 famílias e um público visitante de aproximadamente 800 pessoas oriundas de outros municípios e estados. O encontro com participação da sociedade civil, de secretarias municipais, da comunidade náutica e de proprietários e usuários de embarcações, marinas e clubes náuticos, além de empresas seguradoras, fabricantes de equipamentos, pescadores e universidades. O evento visa movimentar a economia local, assim como fomentar atividades náuticas no município e toda a cadeia produtiva do setor.
De acordo com a organização, cerca de 200 quartos de hotéis devem ficar ocupados por visitantes, além de 100 imóveis alugados. Também deve ser movimentado o comércio de combustíveis, supermercados, bares, restaurantes e vestuário, bem como o turismo ecológico, rural e da cidade. A movimentação total deve girar em torno de R$ 400 mil nesta parte.
Como haverá feira de artesanato e comercialização de comidas e bebidas, inclusive cerveja artesanal, também é grande a expectativa desse setor. Devem ser movimentados R$ 350 mil com comidas e bebidas.
- É um evento que nunca aconteceu na cidade de Campos e, na Lagoa, será de grandes proporções para a área turística, hoteleira e economia local, que é pouco explorada. Assim como vai mostrar as belezas naturais que temos há poucos quilômetros da cidade. Poucas cidades do estado possuem tantas belezas naturais grandiosas como nós - destaca um dos administradores da Família Campos Jet, Heneilton Pessanha. - O evento contará com a participação e fiscalização da Marinha, e também será de conscientização ambiental, falando sobre os cuidados que devemos ter com a nossa natureza através de um fórum onde serão debatidos vários assuntos, como área náutica, ambiental e sobre a estrutura que temos na Lagoa para recebermos visitantes. Esse evento será o primeiro de muitos e já nasce como o maior encontro de jet ski do estado - informa ele.
Nesta quinta-feira, acontece das 14h às 17h o Fórum do Navegador Amador. Para sexta (3), das 10h às 17h, está agendado um passeio de jet ski de Lagoa de Cima a Barra Furado, passando pelo rio Ururaí, pela Lagoa Feia e pelo Canal das Flexas. A distância total, com ida e volta, é de 150 quilômetros. Ainda na sexta-feira, a partir das 15h, será realizado show de Larice Barreto.
No sábado (4), haverá o grande encontro na Lagoa de Cima, das 10h às 15h, incluindo passeio de meia hora pelo rio do Imbé. A partir das 17h, a atração será um show de Cotianelly. Por fim, no domingo (5), vai acontecer um café da manhã das 9h às 11h, encerrando com um passeio de jet ski pela Lagoa de Cima.