Estudantes de Campo Limpo visitam pontos turísticos de Campos
Matheus Berriel - Atualizado em 11/10/2023 10:32
Divulgação
O projeto City Tour Pedagógico levou estudantes da Escola Municipal Lúcia Caldas, situada em Campo Limpo, na Baixada Campista, para um passeio cultural por vários pontos turísticos de Campos nessa terça-feira (10). A ação foi realizada pela secretaria municipal de Turismo, com objetivo de apresentar para crianças e jovens estudantes a importância e os valores de Campos para a história nacional.
— Num projeto de empoderamento e pertencimento da cultura da nossa cidade, o prefeito Wladimir Garotinho nos orientou a priorizar as ações do City Tour para que, juntos aos professores da rede de ensino, os estudantes sejam multiplicadores do conhecimento e da cultura da nossa cidade — disse o secretário municipal de Turismo, Hans Muylaert.
Durante o passeio, iniciado na praça do Santíssimo Salvador, foram visitadas as margens direita e esquerda do rio Paraíba do Sul, passando por pontes; bem como a antiga Câmara Municipal, o Hotel Gaspar, a Residência Comendador Paraíba, o Solar do Visconde de Araruama (onde hoje funciona o Museu Histórico), o Monumento ao Expedicionário, a Lyra de Apollo, o Pelourinho do Calçadão, a livraria Ao Livro Verde, prédios de anticos cinemas e teatros históricos. Também integraram o tour os prédios da Faculdade de Direito de Campos (FDC), da Estação Ferroviária, da antiga Escola de Aprendizes Artífices, além de igrejas históricas e do Jardim São Benedito.
Segundo o coordenador e guia do projeto, Everaldo Reis, a proposta é fazer um trabalho de base da história campista junto aos alunos.
— Proporcionar conhecimento aos alunos, e a importância que o turismo tem para nossa cidade é essencial para despertar a cultura cidadã, através da exploração dos pontos turísticos. Campos tem um potencial muito grande, e temos que fazer o turismo de base, passando informações para que todos conheçam a cidade onde vivem e se tornem multiplicadores da história — enfatizou Everaldo.
No próximo dia 20, o projeto levará ao Centro Histórico de Campos estudantes do município de Muqui, no Espírito Santo. Já para o dia 9 de novembro, está programada uma visita de alunos de uma escola de Travessão ao cemitério do Caju.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS