Campista é premiado em NY como um dos melhores designers do mundo
Edmundo Siqueira 08/10/2023 21:24 - Atualizado em 08/10/2023 21:40
O designer Carlos Mignot com o prêmio do Type Directors Club, em Nova York
O designer Carlos Mignot com o prêmio do Type Directors Club, em Nova York / .
O profissional do designer é alguém que precisa aliar o conhecimento técnico-científico com processos criativos e artísticos. É uma atividade abrangente, que atua transformando a identidade visual de produtos e serviços, e até de pessoas. O campista Carlos Mignot se especializou em tipografia, uma das áreas do designer, e em setembro recebeu reconhecimento internacional na principal organização do mundo no setor.


Se o design pode ser considerado como arte, a tipografia é a expressão artística que mistura texto, desenho e arte gráfica na composição e impressão de um texto — física ou digitalmente. A palavra tipografia traz como significado algo como “impressão dos tipos”, remetendo a ideia de um trabalho no papel.
Porém, assim como a escrita em sua maioria migrou para os meios digitais, a tipografia passou a abranger todo o estudo, criação e aplicação dos caracteres, estilos, formatos e arranjos visuais das palavras.

Mignot, de 32 anos, nasceu em Campos dos Goytacazes e chegou a cursar engenharia, mas sempre teve inclinação para o desenho e o design:

— Eu tenho uma relação muito forte com Campos, sou nascido e criado na cidade, minha família é toda de Campos. Mas aos 18 anos fui morar no Rio de Janeiro e comecei minha trajetória acadêmica na engenharia, fiz uns dois períodos e vi que não era isso que queria, estava infeliz com o curso, e migrei para o design. Essa é minha área, sempre gostei muito de desenhar, desde criança, e tinha o hábito de mexer no Photoshop (software editor de imagens ), que minha mãe (a arquiteta campista Martha Mignot) me ensinou muito cedo. Acabei transformando um hobby em uma profissão — disse o designer Carlos Mignot.

O processo de criação de um tipo, ou uma fonte, pode durar meses, e precisa de muitos testes e experimentações com diversas ferramentas digitais para escolher os requisitos tipográficos mais adequados para uma marca, um logotipo, ou mesmo fontes para editores de texto.

Por serem a base da comunicação escrita, esses tipos precisam de extremo cuidado e estudo para serem adequados à mensagem que se quer passar. São processos artísticos que envolvem esculpir letra a letra, ajustar as proporções e definir espaçamentos.

Antes da premiação em NY, a família de Carlos Mignot decidiu abrir um estúdio em Campos que aliasse designer, arquitetura e publicidade. Mas após alguns trabalhos exitosos na cidade, Carlos voltou para o Rio para se especializar:

..
.. / Imagem cedida por Carlos Mignot
— Por volta de 2012, eu, meu irmão e minha mãe montamos um estúdio em Campos que trabalhava com arquitetura, designer e publicidade. Fizemos vários jobs interessantes. Mas precisava me profissionalizar mais na tipografia e voltei para o Rio para me formar na Miami Ad School (escola de criação carioca), em 2016. Trabalhei um pouco em propaganda, mas sempre entendendo que o design era meu lance mesmo, o designer de marca, branding, identidade visual e a tipografia…e depois entrei depois na Plau Design, um escritório carioca com um foco muito grande em tipografia.


A Plau Design tem em seu portfólio trabalhos de tipografia completa — fonte, conceito e logotipo — de empresas como Rio Carnaval, Globo, Reserva, XP, Granado entre outras grandes marcas brasileiras. O fundador da Plau, Rodrigo Saiani, já foi professor, chefe e agora é sócio de Mignot na empresa de design.

A premiação em Nova York
O designer Carlos Mignot recebendo prêmio do Type Directors Club
O designer Carlos Mignot recebendo prêmio do Type Directors Club / Imagem cedida por Carlos Mignot
Carlos Mignot foi um dos designers premiados pelo Type Directors Club (TDC), em Nova York, nos Estados Unidos, no último dia 7 de setembro. A TDC é a principal organização internacional que promove a excelência em trabalhos tipográficos.

A premiação ocorre com a avaliação do portfólio do profissional, onde são inscritos seus seis melhores trabalhos. Acontecendo anualmente, a organização escolhe no evento os 35 melhores designers de letra do mundo. Entre os candidatos deste ano, havia apenas três brasileiros, incluindo Carlos Mignot.

— Já tínhamos (trabalhos coletivos na Plau Design) levados alguns prêmios sobre trabalhos, mas esse que recebi em NY é um prêmio individual, foi uma honra incrível ter recebido esse reconhecimento de nível internacional, conta Mignot.

The One Club Creative
The One Club Creative / Imagem cedida por Carlos Mignot
O TDC é uma premiação que faz parte da The One Club, organização americana sem fins lucrativos que reconhece e promove a excelência em publicidade mundial, e já condecorou nomes como Steve Jobs, Paula Green, poeta e uma das pioneira na publicidade, e o cineasta e ganhador do Oscar, Saul Bass.


— Foi mesmo uma honra para mim. Eu que vim do interior, mesmo com todas as oportunidades e privilégios que tive, mas vindo de Campos, e agora recebendo um reconhecimento internacional, é muito bacana — finaliza o designer.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Edmundo Siqueira

    [email protected]