Glaucenir Oliveira é empossado juiz eleitoral em Campos
O magistrado Glaucenir Silva de Oliveira foi empossado juiz eleitoral da 98ª Zona Eleitoral de Campos. Nessa segunda-feira (6), no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), além dele, outros 11 magistrados(as) estaduais assinaram o termo de posse. Com um mandato de dois anos, eles assumiram a titularidade de zonas eleitorais na Região Metropolitana e no interior do estado.
O presidente do TRE-RJ, desembargador João Ziraldo Maia, deu as boas-vindas aos novos magistrados e ressaltou a importância da atuação dos empossados na condução das próximas eleições municipais. O primeiro turno acontece no dia 6 de outubro de 2024.
— É preciso entender a importância que é ser juiz ou juíza eleitoral, principalmente em um pleito municipal. Com o apoio da sede do Tribunal, vocês serão os responsáveis por todas as etapas da organização das eleições municipais, devendo lidar com questões como registro de candidatura, fiscalização da propaganda e segurança, por exemplo — afirmou o desembargador João Ziraldo Maia.
Como mostrou o Blog Opiniões, do jornalista Aluysio Abreu Barbosa, em dezembro do ano passado (aqui), Glaucenir de Oliveira reassumiu como titular a 3ª Vara Criminal de Campos. Seu retorno às funções foi aprovado por unanimidade no Órgão Especial (cúpula) do TJ-RJ, por decisão do Ministro Corregedor Nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Como também mostrou o Blog, Glaucenir havia sido temporariamente suspenso do exercício da magistratura em decisão do CNJ de 3 de dezembro de 2019. Ele fez declarações polêmicas em um grupo de WhatsApp contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, em decisão favorável ao ex-governador Anthony Garotinho (hoje, União). Na época, o caso ganhou projeção nacional, com o juiz recebendo amplo apoio de seus pares, promotores e da população em geral.