Reocupação cultural da Lapa de Campos será impulsionada com abertura de novo bar
O movimento de reocupação cultural da Lapa de Campos dá sinais de ter vindo para ficar. Tanto é que a iniciativa privada passou a olhar diferente para o trecho entre o cais e a principal igreja do bairro. Em breve, será inaugurado o Botequim Mureta da Lapa, na curva famosa por ter uma das mais belas vistas da cidade. Já foi criada inclusive a identidade visual do empreendimento, cujo nome remete à Mureta da Urca, no Rio de Janeiro.
Ainda não há uma data definida para a inauguração do Mureta da Lapa. Porém, vem sendo trabalhada a ideia de que a abertura aconteça na primeira quinzena de novembro. Isso porque, no dia 9, será inaugurada a nova pintura da Igreja Nossa Senhora da Lapa, promovida em parceria da empresa Neves e Rangel Tintas com a Santa Casa de Misericórdia de Campos, com apoio da Prefeitura. Como o bar ficará situado na mesma calçada da igreja, há entusiastas da ideia de que os eventos ocorram no mesmo dia.
Desde agosto de 2022, a Lapa tem sediado uma série de iniciativas culturais e/ou de entretenimento. Só no Cais da Lapa, em pouco mais de dois anos, aconteceram apresentações de blocos, escolas de samba e bois pintadinhos; festival de torresmo; instalação de letreiro artístico; uma edição do Rock Goitacá e o FestTur Campos, ambos com diversos shows musicais. A bola da vez é o evento Sexta no Cais, com happy hours quinzenais às sextas-feiras. A realização é da cervejaria Barril Cheio e do Vovó Dizia Botequim, com apoio da secretaria municipal de Turismo e do Costa Doce Convention & Visitors Bureau.