Goiabada cascão feita em Campos é eleita a melhor do Brasil
Nem só de chuvisco vive a doçaria campista. Prova disso é que uma goiabada cascão produzida na localidade de Água Fria, em Campos, acaba de ser eleita a melhor do Brasil. A marca é a Tia Sônia, que venceu um concurso promovido pelo Paladar, caderno de cultura do jornal "O Estado de S. Paulo".
Cinco jurados foram escolhidos pelo "Estadão" para experimentar 14 marcas de goiabada cascão encontradas nas principais redes de supermercado de São Paulo. Feita às cegas, a degustação aconteceu em uma manhã fria deste mês, no restaurante Mercearia, situado no bairro paulista do Itaim. Foram considerados o sabor, a textura e a aparência de cada goiabada, com o título cabendo à marca que promove o maior equilíbrio entre esses quesitos.
Integraram o júri a chef Carole Crema; a confeiteira Maria Andrea, da Maria Fuê, especializada em doces veganos; os confeiteiros José Paulo Rosseti, da Bake Sale, e Rafael de Barros, da Ópera Ganache; e o sous chef Rodrigo Balbino de Albuquerque, do restaurante Mercearia. Na visão deles, a goiabada cascão Tia Sônia mereceu o Selo Paladar de primeiro lugar com louvor, sendo classificada como "equilibrada em todo os sentidos: textura macia; ótima aparência, que remete a um doce caseiro; bastante pedaçuda e de sabor agradável". Segundo a embalagem, a receita leva somente goiaba e açúcar. O preço médio encontrado em São Paulo foi de R$ 22,40 para a embalagem de 500g.
Além da Tia Sônia, o pódio também foi composto pelas marcas Alinutri e Sweet Valley, segunda e terceira colocadas, respectivamente. Entre as demais marcas avaliadas, estão a Amore, Doces David, Mineirão, Nhá Turca, Predilecta, Ralston, Sabores da Fazenda, São Thomé, Tesouro Real, Vovô Olavo e Zélia.