Comércio campista vê o Dia dos Avós como oportunidade para aumentar vendas
Channa Vieira - Atualizado em 25/07/2024 10:05
Comércio campista
Comércio campista / Rodrigo Silveira
O Dia dos Avós é comemorado no dia 26 de julho, uma data que vem ganhando força no calendário do varejo brasileiro, e em Campos não seria diferente, essa é a aposta da Câmara de Dirigentes lojistas de Campos (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista de Campos (Sindivarejo). As entidades acreditam que o momento especial é bom para presentear e também para impulsionar o comércio. Os empresários já esperam um aumento nas vendas de até 5%, se comparado com o mesmo período do ano passado.

De acordo com a CDL, com o envelhecimento da população e o aumento do poder de compra dos idosos, o mercado voltado para esse público tem mostrado um potencial de crescimento significativo.

— Essa data promocional tem ganhado muito significado nos últimos anos, por fatores diversos. As avós de hoje são mais ativas, mais modernas, e isso se reflete no comércio como um todo. Popularmente falando, antes, elas eram presenteadas com camisolas. Agora, algumas ganham de presentes perfumes, maquiagens, vestuário em geral. É uma data promocional importante para o nosso calendário — destacou José Francisco Rodrigues, presidente da CDL.

Para atender os clientes, os lojistas investem em campanhas para atrair a atenção dos filhos e netos, explicou o presidente do Sindivarejo, Maurício Cabral, que também aposta em produtos de vestuário e beleza como os mais vendidos.

— A expectativa é de que setores como roupas, perfumes, calçados, bijuterias e restaurantes registrem nesta data um aumento de até 5%, se comparado com o ano passado. Atualmente, os avós desempenham, muitas das vezes, um papel fundamental na família, ajudando nas despesas e até educação dos netos — ressaltou Maurício.

A aposentada Maria do Carmo ressalta que sempre reúne filhos e netos para manter esse contato familiar. "Celebrar estas datas como Dia dos Avós, Dia das Crianças e Natal são mais uma oportunidade de criar laços afetivos e sempre sou presenteada com lembranças e abraços que aquecem a vida", destacou a bisavó da pequena Maria.

Atualmente, é observado que os avós desempenham, muitas das vezes, um papel fundamental na família ajudando no orçamento, cuidado e até na educação dos netos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida dos brasileiros segue aumentando. No início do século, a estimativa de vida era de 34 anos. Nos anos 2000, essa média deu um salto, com uma pessoa no país vivendo até os 70 anos. Já a projeção feita pelo IBGE para 2060 é de que uma pessoa no Brasil possa viver em média até os 81 anos. Esse aumento na longevidade significa que, possivelmente, há mais avós no país para serem agraciados com mimos e homenagens.
Com informações de Sindivarejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS