Campos terá edição do Trem do Samba com Marquinhos de Oswaldo Cruz, Aluísio Machado e Alex Ribeiro
Tradicionalmente realizado no Rio de Janeiro no dia 2 de dezembro, o projeto Trem do Samba terá uma edição em Campos. Será no próximo sábado (20), a partir das 15h, em um palco montado no Jardim do Liceu. Entre as atrações, o cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz receberá como convidados o compositor campista Aluísio Machado e o cantor carioca Alex Ribeiro, filho do célebre campista Roberto Ribeiro.
Criado em 1995, o Trem do Samba é uma ação de salvaguarda do Dossiê Matrizes do Samba. Em todos os anos, no Dia Nacional do Samba, milhares de pessoas pegam o trem na Central do Brasil e vão até Oswaldo Cruz ao som de muita batucada, realizada por grandes nomes do gênero musical. Em Campos, a edição do próximo sábado será com palco fixo, num projeto de Marquinhos de Oswaldo Cruz com realização local do músico Brunno Melo, presidente do bloco de samba Os Psicodélicos.
Um dos convidados da edição goitacá, o veterano Aluísio Machado é o compositor com mais títulos emplacados no Império Serrano. Em 16 carnavais a escola carioca desfilou com um samba-enredo de sua autoria, entre eles no de 1982, ano do inesquecível "Bumbum, paticumbum, prugurundum". Diferentemente de Aluísio, Alex Ribeiro não é campista, mas também é ligado ao Império Serrano e tem relação com a planície goitacá. Afinal, ele é o grande responsável por difundir o legado do pai, Roberto Ribeiro, campista e um dos grandes intérpretes da história da música brasileira.