Inclusão e alegria marcam Arraiá Julino do Paraesporte na UENF
13/07/2024 14:13 - Atualizado em 13/07/2024 14:14
  • Divulgação

    Divulgação

  • Divulgação

    Divulgação

  • Divulgação

    Divulgação

  • Divulgação

    Divulgação


Neste sábado (13), a quadra da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) foi transformada em um cenário de festa junina durante o Arraiá Julino promovido pelo Paraesporte, o maior projeto sócio-esportivo do país para pessoas com deficiência. Com comidas típicas e um clima de inclusão, o evento contou com a presença de Raphael Thuin, fundador do Paraesporte, do deputado estadual Thiago Rangel e do professor e ex-reitor da UENF, Raul Palácio.

A Quadrilha Explode Coração da Alegria abriu o evento com uma apresentação deslumbrante. Os integrantes, vestidos com trajes modernos, encantaram o público. Natália Onofre, representante do grupo, contou que a quadrilha surgiu no bairro da Penha como uma brincadeira familiar, mas nos últimos quatro anos cresceu e atraiu muitos adolescentes e jovens. Atualmente, o grupo realiza mais de dez apresentações por mês.

Raphael Thuin, presidente e fundador do Paraesporte e ex-atleta da seleção brasileira de natação, ressaltou que o objetivo destes eventos é promover a inclusão e mostrar que todos podem contribuir para uma sociedade mais justa, seja pelo esporte, dança ou ações voluntárias. “Também contamos com o apoio dos nossos parceiros, como a Concessionária Enel, Sicoob Fluminense e Zooloja/Nutrimax”, completou Thuin.

Cristiane Dias, mãe de Débora Dias Costa, de 26 anos, que tem autismo, falou sobre o impacto positivo do Paraesporte na vida de sua filha. “Há dois anos ela faz parte do projeto, participando das aulas de dança, capoeira e iniciação desportiva. Descobrimos o projeto num momento difícil para minha filha. Hoje, ela é outra pessoa, mais alegre e interage com os colegas. Em abril, ela viajou com o grupo para Grussaí, onde ficou quase uma semana, mostrando autonomia. Estamos felizes com o desenvolvimento da Débora”, disse Cristiane.
Fonte: Ascom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS