Associação Brasileira de Imprensa adere campanha SOS Ao Livro Verde
Matheus Berriel 25/09/2023 18:19 - Atualizado em 25/09/2023 18:20
Ao Livro Verde foi fundada em 1844
Ao Livro Verde foi fundada em 1844 / Foto: Rodrigo Silveira
A campanha SOS Ao Livro Verde, em apoio à mais antiga livraria do Brasil, sediada em Campos, ganhou mais uma importante aliada. Trata-se Associação Brasileira de Imprensa (ABI), cuja adesão foi oficializada na última quarta-feira (20), em ofício assinado pelo presidente da entidade, Octávio Costa.
Em julho, a SOS Ao Livro Verde já havia sido reforçada pela Academia Brasileira de Letras (ABL), presidida pelo jornalista e escritor Merval Pereira. Ao todo, mais de 50 instituições (campistas, estaduais e nacionais) participam da campanha, lançada em julho pela Academia Campista de Letras (ACL), a Associação de Imprensa Campista (AIC), o Instituto Histórico e Geográfico de Campos e o Centro Universitário Fluminense (Uniflu), além de um grupo de ex-alunos do Liceu de Humanidades de Campos. Um dos braços do movimento é um abaixo-assinado, que conta com quase 2.100 assinaturas.
Nesta terça-feira (26), às 15h, haverá na Câmara Municipal a terceira reunião de uma comissão mista sobre a Ao Livro Verde. Presidida pelo vereador Rogério Matoso, a comissão está preparando um relatório final com sugestões e propostas para evitar o fechamento da livraria, fundada em 1844 e que em junho acionou a Justiça com um pedido de autofalência, tendo R$ 1.886.264,91 em dívidas. O relatório será apresentado à sociedade civil em reunião plenária aberta, no dia 3 de outubro, às 11h, também na Câmara.
Sugestões para a comissão mista da Câmara podem ser enviadas até o próximo sábado (30), pelo site camaracampos.rj.gov.br, pelo Instagram @camaradecampos ou pelo grupo de WhatsApp da SOS Ao Livro Verde. A entrada neste grupo deve ser solicitada por meio de contato com os telefones (22) 99234-4935 e 99820-9998. Já o abaixo-assinado da campanha continua recebendo assinaturas pelo site peticaopublica.com.br.
Tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) um projeto do presidente da Casa, Rodrigo Bacellar, para tornar a Ao Livro Verde um patrimônio histórico e cultural do estado. Em Campos, a livraria foi reconhecida como patrimônio cultural pela Câmara, em agosto, e pela Prefeitura, este mês.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS