50 anos da Bacia de Campos: um futuro recheado de história
Alex Murteira Célem
Quanta história a gente pode construir em 50 anos? A Bacia de Campos construiu um verdadeiro marco de inovações e pioneirismo. Mudou a trajetória da Petrobras, se modificou com a descoberta de grandes reservas do pré-sal e, agora, olha para o futuro com um enorme potencial de gerar valor não só para a companhia, mas para o estado do Rio de Janeiro e para o Brasil.
A descoberta do óleo comercial em 1974 marcou o início de uma jornada de sucesso, que levou a Petrobras a ultrapassar fronteiras e alcançar novos patamares. Hoje, é responsável por cerca de 20% da produção nacional de petróleo e gás do Brasil?do país, numa operação feita por 27 plataformas marítimas em pré-sal e pós-sal.?
Apesar de campos maduros terem naturalmente um declínio de produção, a Bacia de Campos tem potencial para mais longos anos. Claro que não se esperam números gigantescos, mas uma produção qualificada dos grandes reservatórios que já existem e de novos menores que possam existir. Por isso, os projetos de revitalização incluem intervenções em poços já em operação, perfuração de novos poços, instalação de novas e mais modernas plataformas com menor emissão de gases de efeito estufa e extensão da vida produtiva das unidades atuais.
Até 2028, a companhia vai investir cerca de US$ 22 bilhões na Bacia de Campos. Serão instaladas quatro novas plataformas de produção nos próximos anos, nos campos de Albacora, MarlimSul/Leste, Barracuda-Caratinga e Raias Manta e Pintada, sendo esta última operada pela Equinor.
Lançamos o edital para construção da plataforma P-86, que será chave na revitalização dos campos de Marlim Sul e Marlim Leste. E recebemos o FPSO Maria Quitéria que entrou em produção no mês de outubro, no campo de Jubarte, na parte capixaba da Bacia de Campos. A produção contínua vem junto com a redução das emissões, que é um mantra para nós. Junto com parceiros, estudamos o desenvolvimento de negócios de menor intensidade de carbono, tanto nas instalações existentes quanto em novos projetos.?
Por fim, ressalto que a nossa atuação na Bacia de Campos é pautada pela sustentabilidade, segurança, respeito ao meio ambiente e atenção total às pessoas. Esses são valores que nos guiam e nos conectam.
Em 2023, assumi, com muito orgulho, a liderança da Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Bacia de Campos, em Macaé. Essa região tem um significado especial para mim, pois minha vida profissional e pessoal se cruzam com o desenvolvimento do município. Iniciei minha carreira há 40 anos e, ao longo desse tempo, atuei em diversas áreas. Acompanhei de perto a chegada da Petrobras em Macaé e a implementação do porto.
A Bacia de Campos não tem apenas um passado glorioso, mas também um futuro promissor e pujante. Estou orgulhoso de fazer parte dessa equipe maravilhosa da Bacia de Campos, que valoriza a diversidade e a inclusão. Juntos, seguiremos escrevendo uma história de sucesso nessa caminhada.
*Gerente geral da Bacia de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS